segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ATLÉTICO FATURA SEU 45º TÍTULO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 31/08/2020 - 13:51
Atlético é o campeão Mineiro de 2020, depois de mais uma vitória diante do Tombense, disputada neste domingo (30), no Mineirão. No primeiro jogo, o Galo havia feito 2×1 no placar e agora, 1×0, gol de Jair, de cabeça, nos acréscimos do primeiro tempo, aos 48 minutos, após um escanteio cobrado por Gulherme Arana, do lado direito. A equipe de Jorge Sampaoli criou outras oportunidades, que não foram aproveitadas no primeiro tempo. Jogando com a vantagem do empate, a equipe controlou a partida e o Tombense acabou não conseguindo finalizar com perigo.
No segundo tempo, o Atlético administrou o resultado e o Tombense acabou não repetindo a sua boa atuação da primeira partida. Aos 44, o alvinegro ficou com dez, pela expulsão de Allan, por reclamação junto ao árbitro Ronei Cândido Alves, depois de ter recebido uma falta. E, no finalzinho, a grande oportunidade de aumentar o marcador, com Marrony finalizando cara a cara com o goleiro Felipe, que fez a defesa com o pé. 
Foi o primeiro título de Sampaoli no Brasil. Ele chegou ao Galo em sexto lugar na classificação e, com duas vitórias na semifinal contra o América e novos triunfos na final, comemorou o título com 12 jogos à frente do elenco. O Tombense fez história por ser o primeiro na fase classificatória e obter a vantagem nos jogos decisivos. 
Este foi o 45º título do Galo, que havia sido campeão pela última vez em 2017. A primeira conquista atleticana foi em 1915. Durante as edições do estadual, o alvinegro chegou por 39 vezes ao vice-campeonato. 
Tombense
Felipe Garcia; David, Admilton, Matheus Lopes (Ramón) e João Paulo; Rodrigo, Serginho (Gabriel Lima), Ibson (Jhemerson) e Marquinhos (Gerson Júnior); Cássio Ortega (Maycon Douglas) e Rubens. Treinador: Eugênio Souza.
Atlético
Rafael; Mariano, Réver, Júnior Alonso e Guilherme ARana; Jair, Allan e Alan Franco; Savarino (Hyoran), Sasha (Marrony) e Keno (Marquinhos). Treinador: Jorge Sampaoli.

Campanha do Atlético
Uberlândia 0x1 Atlético
Atlético 5×0 Tupynambás
Coimbra 0x0 Atlético
Atlético 1×1 Tombense
URT 0x1 Atlético
Atlético 1×2 Caldense
Boa 1×1 Atlético
Atlético 2×1 Cruzeiro
Villa Nova 1×3 Atlético
América 1×1 Atlético
Atlético 4×0 Patrocinense

Semifinal
Atlético 2×1 América
América 0x3 Atlético

Final
Atlético 2×1 Tombense
Tombense 0x1 Atlético

Tombense
Tupynambás 0x1 Tombense
Tombense 2×0 Cruzeiro
Tombense 0x0 Boa
Atlético 1×1 Tombense
Tombense 2×0 Patrocinense
Tombense 4×0 URT
América 2×1 Tombense
Villa Nova 1×2 Tombense
Tombense 2×1 Caldense
Coimbra 1×2 Tombense
Tombense 1×0 Uberlândia

Semifinal
Caldense 0x1 Tombense
Tombense 2×0 Caldense

Final
Atlético 2×1 Tombense
Tombense 0x1 Atlético

Campeão do Interior
O Tombense recebeu o trofeu de campeão do interior e disputará com o Uberlândia, vencedor do Trofeu Inconfidência, o título da Recopa, partida a ser programada para o próximo ano.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ATLÉTICO INVERTE A VANTAGEM NA FINAL DO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 28 de Agosto de 2020 - 15:37
Atlético encontrou dificuldades, mas venceu o Tombense por 2×1,  no primeiro jogo decisivo do Campeonato Mineiro 2020. Eduardo Sasha e Keno marcaram seus primeiros gols com a camisa do Galo. O primeiro gol foi do Tombense, com Rubens. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (30), no Mineirão, às 16h. A vantagem de jogar pelo empate, agora, é do Atlético. O Tombense foi o time de melhor campanha ao longo do Campeonato e, antes da partida, recebeu o trofeu como Campeão do Interior.

A marcha da contagem
O primeiro tempo terminou em 0x0. Rubens abriu o placar aos 17 do segundo tempo, cobrando pênalti, cometido pelo zagueiro Júnior Alonso. Eduardo Sasha deixou tudo igual aos 19 minutos. Já nos acréscimos, aos 52, Keno anotou o gol da virada.
ATLÉTICO
Rafael; Guga (Mariano), Réver, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Jair e Hyoran (Bruno Silva); Savarino (Marquinhos), Eduardo Sasha (Allan), Marrony (Alan Franco) e Keno. Treinador: Jorge Sampaoli.
TOMBENSE
Felipe; David (Da Silva), Admilton), Matheus e João Paulo; Rodrigo (Lucas Falcão), Serginho (Ramón) e Ibson; Marquinhos (Gabriel Lima), Cássio Ortega e Rubens (Maycon Douglas). Treinador: Eugênio Souza.
Apitou a partida, Marco Aurélio Fazekas Ferreira, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva.

FASE DECISIVA DO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 28 de Agosto de 2020 - 15:32

Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos – 
Com dois empates, ou, uma vitória e uma derrota, por saldo de gols igual o Tombense seria Campeão Mineiro, com a vantagem que lhe compete o regulamento. A duras penas perdeu o primeiro jogo para o Atlético, por 2 a 1, aos 52 do segundo tempo. Agora precisa vencer o segundo para ficar com o título. A primeira partida foi no Mineirão, casa do Galo, a segunda, no Independência, que é mais casa do Galo ainda. Que graça tem isso? Caso um dos jogos fosse em Tombos, a expectativa e atrativos da final do campeonato seriam muito maiores, com garantia de fortes emoções. Naquele estadinho de Tombos, ou mesmo num estádio de melhores condições em qualquer cidade do interior o árbitro daria 8 minutos de acréscimos?
Mas, não há interesse de quase ninguém em corrigir distorções como essas. Os clubes do interior, na maioria absoluta, foram dominados por empresários, agentes FIFA e grandes grupos financeiros. Acabou aquela história romântica de “time da cidade”. O negócio é o dinheiro que vai entrar, da venda de jogadores e dos direitos de transmissão pela TV.
Tem sido comum clubes do interior negociarem todos os jogos de semifinais e finais na capital, em Minas e em outros estados. Ficam com a renda da partida da qual são mandantes, recebem uma “gratificação” da TV e vamos que vamos. Entre os grandes clubes, autoridades e até imprensa, ninguém (ou quase ninguém) quer enfrentar estrada, aeroporto, gramado difícil, vestiário idem e principalmente a torcida do interior. Grande parte da imprensa, finge de égua, nem toca mais no assunto e deixa o pau quebrar. O conforto do Mineirão e Independência é bom demais. Não importa que a essência do futebol vá morrendo aos poucos, ou sendo assassinada, neste jogo de interesses localizados e de cumplicidade geral.
E vida que segue! 

terça-feira, 18 de agosto de 2020

MODULO II

Por: Dr. Julio - 18 de Agosto de 2020 - 14:43
Realizada a reunião via-internet dos clubes do Módulo II e a Federação Mineira de Futebol, para tratar do prosseguimento da competição interrompida em março, em função da pandemia do coronavírus.

O Mamoré foi representado pelo seu presidente Edson Reis, juntamente com os outros 11 participantes do Módulo II, competição paralisado após a realização da sexta rodada da primeira fase e, consequentemente, faltando mais cinco para a definição das equipes classificadas para o quadrangular final e as duas que serão rebaixadas. 
Ficou decidido que o Campeonato será retomado no sábado, dia 10 de outubro de 2020, com a previsão de encerramento da primeira fase, no dia 31 de outubro, também em um sábado. Dessa forma serão utilizados quatro finais de semana e mais uma data intermediária, para se cumprir até o fim de outubro, a fase classificatória. 
Outro assunto foi em relação à inscrição de atletas. O regulamento aprovado no Conselho Técnico do ano passado, permitia que cada agremiação poderia inscrever até 30 jogadores. No entanto, pela longa paralisação do Campeonato, praticamente todas as equipes fizeram a rescisão de contrato de seus atletas. Diante disso, ficou aprovado que cada clube poderá inscrever mais 30, até a data que antecede o início do quadrangular final. A FMF se comprometeu a liberar os custos dessas novas inscrições. 
Sobre os cuidados com a covid-19, ficou acordado que a competição seguirá o protocolo utilizado no Campeonato Mineiro do Módulo I, com alguma flexibilização, dependendo do cenário da pandemia em outubro.
Pedidos do Mamoré
O presidente Edson Reis fez duas solicitações durante a reunião. Na primeira, o clube se posicionou contrário à sequência da competição, pela aceleração da pandemia, o alto risco de contágio e o protocolo muito difícil de ser cumprido. No entanto, a maioria aprovou pela continuidade da disputa.
O Mamoré também se posicionou contra o rebaixamento. O Presidente da FMF, no entanto, disse que esse assunto não seria objeto de deliberação do Conselho Técnico. De qualquer forma, segundo Edson Reis – “ficou registrado em ata, que o Esporte Clube Mamoré gostaria que fosse preservado o direito do não-rebaixamento, em razão da pandemia.”

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

DECISÃO DO ESTADUAL COM DOIS JOGOS NO MINEIRÃO

Por: Dr. Júlio -  14 de Agosto de 2020 - 15:20
























FMF confirma os dois jogos entre Tombense e Atlético para a decisão do Campeonato Mineiro para o mesmo local, o Estádio Mineirão. Anteriormente, a intenção seria a realização do jogo de volta, com mando de campo do Tombense, no Independência. Agora ficou assim:
Quarta-feira, dia 26, mando de campo do Atlético e Domingo, dia 30, mando de campo do Tombense, que por possuir melhor campanha, leva a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesma diferença de gols.
Na semifinal, o Tombense conseguiu duas vitorias sobre a Caldense por 1×0 e 2×0, no Independência e o Atlético eliminou o América por 2×1 no Mineirão e 3×0 no Independência.
O último titulo do Atlético foi em 2017. Desde 1915, são 44 títulos conquistados pelo alvinegro. Tombense busca sua primeira conquista.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

FMF CONFIRMA LOCAIS PARA DECISÃO DO CAMPEONATO MINEIRO 2020

Por: Dr. Julio - 11 de Agosto de 2020 - 14:12
Tombense e Atlético decidirão o Campeonato Mineiro em duas partidas, com os locais definidos pela FMF. A primeira partida será no Mineirão, mando de campo do Atlético, no dia 26 de agosto, uma quarta-feira e o jogo de volta com mando do Tombense, no Estádio Independência no dia 30, um domingo. Tombense leva vantagem na decisão pela melhor campanha ao longo da disputa.

Na semifinal, o Tombense conseguiu duas vitórias sobre a Caldense, por 1×0 e 2×0, no Independência e o Atlético derrotou o América por 2×1 no Mineirão e 3×0 no Horto.
Recopa
A Federação Mineira de Futebol informou que a decisão da Recopa será realizada no início da temporada 2021, em fevereiro, entre o Tombense, campeão do interior e Uberlândia, vencedor do Trofeu Inconfidência, em duas partidas. 

FINAL INÉDITA NO CAMPEONATO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 11 de Agosto de 2020 - 14:09
Tombense e Atlético decidirão o Campeonato Mineiro nos dias 26 e 30. Atlético eliminou o América vencendo por 3×0. Tombense conseguiu 2×0 diante da Caldense, nos jogos no Estádio Independência.
O Atlético jogava com a vantagem do empate diante do Coelho, por ter vencido a primeira partida por 2×1 no Mineirão. 
Os gols vieram no segundo tempo com Réver, de cabeça, aos 10, Marrony por cobertura aos 27 e Savarinho fechando a conta aos 40 minutos. 
Apitou Felipe Fernandes de Lima; no VAR: Ígor Júnior Benevenuto.
América
Airton; Leandro Silva (Diego Ferreira), Messias, Eduardo Bauermann e João Paulo; Flávio, Juninho e Matheusinho (Vitão); Alê, Felipe Augusto e Ademir (Léo Passos). Treinador: Lisca.
Atlético
Rafael; Gabriel (Igor Rabello), Réver (Mariano), Júnior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Alan Franco (Jair) e Nathan; Savarino, Keno (Marquinhos) e Marrony. Treinador: Jorge Sampaoli.
Tombense na decisão
Com a vitória de 2×0 diante da Caldense, gols de Cássio Ortega e Gabriel Lima, o Tombense conseguiu pela primeira vez a sua presença na final do Campeonato Mineiro. Na primeira partida, a equipe da Zona da Mata, havia vencido por 1×0. O Tombense entra com vantagem na decisão contra o Atlético, por ter melhor campanha.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Um Atlético totalmente diferente daquele que jogou contra o Flamengo ano passado no Maracanã. Sampaoli faz diferença

Por: Dr. Julio - 10/08/2020
E como era de se esperar o Flamengo começou com tudo, foi com muita sede ao pote, forçando o goleiro Rafael e a defesa se virarem para evitar tomar o gol. Aos 23 aconteceu o que o Jorge Sampaoli esperava. Em alta velocidade Arana cruzou bem e Filipe Luiz na corrida não conseguiu evitar que a bola pegasse em seu pé e entrasse. Golaço, que provocou uma triste lembrança com ironia fina lá do outro lado do mundo.
O Flamengo aumentou a intensidade dos ataques e a defesa atleticana se virava. Gabriel não estava aguentando a pressão e errava saídas de bola assustadoras. Era quase fim do primeiro tempo, mas o técnico do Galo não titubeou e o
Sampaoli tira o Gabriel aos 43 minutos do primeiro. Foram quatro saídas de bola seguidas que o zagueiro errou. Aproveitou e já mudou a maneira de jogar. É o tipo de mudança que será muito comum com cinco alterações possíveis”.
Prato cheio para o treinador argentino, discípulo do Marcelo Bielsa, que não tem medo de mexer no time e se arriscar.
No segundo tempo uma chuva de substituições dos dois lados. O Flamengo despejou mais atacantes e propiciou ao Galo contra atacar mais.
O Flamengo teve muito mais posse de bola, e daí? O Atlético soube parar o time carioca, na bola e nas faltas, sem violência. Correu muito. Atacou e defendeu em bloco. Quilômetros de distância daquela caricatura de time de futebol que se encolheu para perder de pouco no Maracanã, no jogo anterior entre eles Jorge Sampaoli faz diferença.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

América teve que se abrir; o Atlético melhorou a condição física e fez 3 a 0 no segundo tempo

Por: Dr. Julio - 06/08/2020 - 11:16
 Mais uma vez, a arbitragem influencia e prejudica o América em uma decisão contra o Atlético-MG. Depois dos erros de 2018, Igor Benevenuto no VAR. Repito a pergunta: Vale a pena disputar um campeonato assim?”.
Há controvérsias. Os ex-árbitros e atuais comentaristas, Márcio Rezende de Freitas e Sandro Meira Ricci (Globo e Sportv) disseram as jogadas que geraram reclamações foram normais, no fim do primeiro tempo quando o VAR foi acionado. Era para conferir se teria sido pênalti, uma bola que bateu ombro ou braço do Réver. Os homens do apito e video-imagens concluíram que não foi.  Também entendi que a bola pegou no ombro, mas já vi muitos árbitros marcar pênalti, em lances idênticos, inclusive contra o Atlético.
Apesar do placar, foi o clássico mais tenso nestes  três disputados entre eles nos últimos dias. Com a vantagem a favor do Galo, o técnico Lisca teve que partir para o ataque. No primeiro tempo o predomínio da posse de bola foi atleticano, mas Rafael foi quem fez as defesas mais difíceis, especialmente num chute do Matheusinho, que se aproveitou de saída errada de bola do zagueiro Júnior Alonso. Pelo Galo, Nathan desperdiçou ótima chance, chutando pra cima, de dentro da área, uma bola bem cruzada pelo Savarino, que fez lembrar os áureos tempos de grandes pontas direita do nosso futebol. No fim do primeiro tempo o VAR foi acionado para conferir se teria sido pênalti, uma bola bateu no peito e resvalou no braço do Réver. Não foi, mas já vi muitos árbitros marcar em lances idênticos, inclusive contra o Atlético.
No segundo tempo o América voltou com tudo, mas se abriu demais, do jeito que o Jorge Sampaoli gosta, e proporcionou contra ataques fatais ao Galo. Réver, de cabeça, abriu o marcador. Na sequência, Felipe Augusto chegou na cara do Rafael e poderia ter empatado, mas o goleiro atleticano fez outra ótima defesa e evitou. Marrony, com habilidade e muita classe, fez 2 a 0, cobrindo o goleiro Airton e a defesa americana. E Savarino, fechou o placar, se aproveitando de um frangaço do goleiro do Coelho, que é o ponto mais fraco do time, uma preocupação para a disputa da Série B.
Classificação merecida do Galo que vai enfrentar o Tombense, que também venceu suas duas partidas destas semifinais, passando sem maiores problemas pela Caldense. As partidas serão disputadas nos dias 26 e 30 de agosto, segundo a FMF.

FMF cancela final do Trofeu Inconfidência e declara Uberlândia Campeão

Por: Dr. Júlio - 06 de Agosto de 2020 - 11:10
O Cruzeiro abriu mão do título do Trofeu Inconfidência, diante dos problemas enfrentados pelo Uberlândia, com o número de 13 casos de covid-19 em seus atletas.

O jogo decisivo entre Cruzeiro e Uberlândia estava marcado para esta quarta-feira (5), às 19h, no Mineirão. O Cruzeiro, como quinto colocado da primeira fase do Campeonato Mineiro, havia goleado o oitavo Patrocinense por 3×0. Enquanto isso, no Parque do Sabiá, o sexto classificado Uberlândia bateu o oitavo Boa Esporte, por 5×4 na marca do pênalti, após 2×2 no tempo normal, qualificando-se para a decisão do título, em jogo único no Mineirão, nesta quarta, 19h.
Porém pela manhã, diante da situação do Uberlândia, a Federação Mineira de Futebol publicou nota cancelando a partida.
Outra nota foi divulgada nesta tarde, em que a FMF cancela a final do Trofeu Inconfidência de forma definitiva, declarando o Uberlândia como campeão, por sugestão do Cruzeiro, que enviou ofício à Federação abrindo mão de disputar o título.
Na argumentação, a diretoria do Cruzeiro afirma que a decisão se deu “pelo princípio do fair play, por entender que a essência do futebol é promover uma disputa justa entre as equipes, o que deixou de ser possível no atual cenário, e pela preservação da saúde e da vida dos atletas”.
Além disso, não há mais datas disponíveis para que fosse reprogramada a partida. O Cruzeiro estreia no sábado (8) na Série B do Campeonato Brasileiro, enfrentando o Botafogo de Ribeirão Preto, no Mineirão.
Com o acordo feito, a FMF determinou o cancelamento definitivo e declarou o Uberlândia, como campeão do Trofeu Inconfidência 2020. A nota da Federação é assinada pelo presidente Adriano Aro, o vice Castellar Neto, o diretor de competições Leonardo Carvalho Barbosa, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva – TJD, Bruno Dias Cândido, além do Procurador-Geral do TJD/FMF, Gabriel Senra da Cunha Pereira.
Ofício 007/2020 (parte)
“Considerando que, no referido ofício, a equipe do Cruzeiro, em atitude de louvável solidariedade, se dispõe a abrir mão da disputa da partida final válida pelo Troféu Inconfidência, concedendo à equipe do Uberlândia Esporte Clube o título de Campeã do Troféu Inconfidência, desde que não haja nenhuma sanção regulamentar e/ou disciplinar em virtude desta não realização;
Considerando que a não realização da referida partida não trará qualquer prejuízo à Competição; Considerando a obrigação assumida pela FMF de cumprir procedimentos rigorosos com o intuito de obter um maior controle no combate à contaminação causada pelo vírus;
Considerando o compromisso da FMF com a prevenção diante do alto risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade absoluta à integridade física dos jogadores, membros de comissões técnicas, árbitros e demais profissionais envolvidos;
Considerando a excepcionalidade do momento atual que exige a adoção de medidas inéditas e não previstas nos Regulamentos da Competição; Considerando que o Egrégio Tribunal de Justiça Desportiva, bem como sua Procuradoria Geral, cientes da singularidade da situação e a justa causa do pedido, ao serem consultados, concordaram com a solicitação do Cruzeiro Esporte Clube”
Resolve
CANCELAR, definitivamente, a partida entre as equipes do Cruzeiro Esporte Clube x Uberlândia Esporte Clube, válida pela Final do Trofeu Inconfidência, por motivos alheios à vontade de ambas as equipes e, portanto, sem qualquer punição disciplinar e/ou regulamentar.
Declarar a equipe do Uberlândia Esporte Clue como CAMPEàdo Trofeu Inconfidência 2020.”

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A retomada do Módulo II

Por: Dr. julio - 05 de Agosto de 2020 - 15:24
FMF e clubes do Módulo II do Campeonato Mineiro marcam Conselho Técnico para 17 de agosto para a retomada da competição.

Numa reunião informal on-line , os doze clubes que disputam o Campeonato Mineiro do Módulo II e a Federação Mineira de Futebol, acertaram para o próximo dia 17, o Conselho Técnico da competição. O arbitral resolverá algumas situações para viabilizar o prosseguimento do Campeonato, interrompido com a pandemia do coronavírus, depois da sexta rodada da fase de classificação.

Segundo o presidente Edson Reis, do Mamoré, a decisão mais importante será referente à inscrição de novos atletas. Atualmente o regulamento limita em 30, o número de inscritos por equipe. Como a paralisação aconteceu em março, a maioria dos clubes já dispensou seus atletas. 
Os clubes decidirão sobre a realização de jogos nos meios de semana para agilizar a competição, faltando cinco rodadas a serem disputadas pela primeira fase, além das seis datas previstas para o quadrangular final.
O Mamoré ainda disputará duas partidas em casa, contra Serranense e Democrata de Sete Lagoas e três fora de Patos de Minas: contra o Pouso Alegre, Nacional de Muriaé e Tupi de Juiz de Fora. 

Coronavirus não perdoa ninguém: Itair Machado internado e 9 jogadores do Uberlândia testam positivo

Por: Dr. Julio - 05 de Agosto de 2020 - 15:16
* “Nove jogadores do Uberlândia testam positivo para a Covid-19 antes de final contra o Cruzeiro”
Além dos quatro casos anteriormente diagnosticados, outros cinco dão positivo. Clube convoca atletas da base para completar elenco na decisão do Troféu Inconfidência, nesta quarta
Por Bruno Ribeiro e Lucas Papel— Uberlândia
 Adversário do Cruzeiro na final do Troféu Inconfidência, o Uberlândia Esporte anunciou na noite desta terça-feira o total de nove jogadores confirmados com o novo coronavírus. Além dos quatro atletas anteriormente confirmados, cinco deles testaram positivo em exame realizado para a decisão contra a Raposa nesta quarta-feira, às 19h, no Mineirão.
* “Itair Machado, ex-Cruzeiro, está internado em UTI com COVID-19; veja quadro clínico”
Ex-vice-presidente do clube está hospitalizado no Madre Teresa, em BH
Itair Machado é mais um caso confirmado de COVID-19 em Belo Horizonte. O ex-dirigente do Cruzeiro está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Madre Teresa, no bairro Gutierrez, com um quadro de infecção pelo novo coronavírus. O Superesportes apurou que Itair ainda está com acidose metabólica, excesso de acidez no sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de carbonatos. Pacientes com diabetes e que não fazem tratamento desenvolvem esse problema.
Essa acidez pode reduzir o pH do sangue, tornando a respiração mais profunda e rápida, uma vez que o corpo está tentando liberar o excesso de ácido no sangue. Em alguns casos de acidose metabólica, os rins também podem se sobrecarregar, uma vez que precisam excretar uma quantidade maior de ácido na urina.
O quadro de Itair Machado é estável, mas requer cuidados. Por isso, ele está internado em uma UTI. Procurado, o Hospital Madre Teresa confirmou que Itair Machado está internado na unidade e em observação. Segundo a assessoria de imprensa, ele foi hospitalizado na noite desta terça-feira (4).