segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

TIPO MESSI !!!

 Por: Dr. Julio Tombense - 19/12/2022 - 11:33

Ele tem razão em termos de organização e estrutura fora de campo, porém a América do Sul continua produzindo mais craques, que fazem diferença na hora “agá”

Tipo Messi




Até os 35 do segundo tempo a Argentina tornou o jogo mais fácil do que todo mundo imaginava. No intervalo do jogo, com 2 a 0 no placar, direto dos Estados Unidos, o Alisson Sol comentou aqui no blog: “E o time da França? Estava no aeroporto? Por que no primeiro tempo da final, eles faltaram. Vamos aguardar se chegam para o segundo tempo.”

E demorou a chegar, mas, porque a Argentina não deixava. Com futebol impecável de todo o time e o craque inspiradíssimo, os “Hermanos” mandaram na partida o tempo todo e mereceram demais a vitória no primeiro tempo, dando a impressão de que o tricampeonato estava garantido.

Quem assistiu minha entrada ao vivo no Instagram/chicomaiablog, viu a minha advertência: contra a Holanda a Argentina também fez 2 a 0  e parecia que o jogo estava definido.

Pois é!

Viva o futebol e suas nuances.

Aliás, numa final justíssima, pois a França fez ótima Copa, mas ainda não tinha enfrentado um adversário como a Argentina.

Também, competência desse brilhante e jovem treinador Lionel Scaloni, 47 anos, que contrariou a velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”. Mexeu e se deu bem: voltou com Di Maria, que retornava de contusão, reforçou a defesa, mantendo Tagliafico na lateral esquerda, já que ele é melhor defensivamente que o Acuña, que é forte no apoio.

E Di Maria fez diferença. Além de jogar muito bem, fez o segundo gol, que deu tranquilidade ao time, finalizando jogada iniciada pelo Messi. Porém, ele não tinha fôlego para aguentar os 90 minutos e Scaloni colocou Acuña no lugar dele, para garantir o placar.

Mas, a França que só tinha dado um chute ao gol aos 25 minutos do segundo tempo, foi com tudo para o ataque e aos 34, teve o pênalti corretamente apitado e bem batido pelo Mbappé. Finalmente, os comandados do Didier Deschamps chegaram ao estádio Lusail, e minutos depois, Coman tomou a bola do Messi, justamente dele, no meio de campo e iniciou a jogada do empate, por meio do impressionante Mbappé.

Coman que substituiu o outro craque da seleção francesa, Griezmann, que estava mal na partida. Competência do experiente técnico francês, que ainda aos 40 do primeiro tempo, fez duas substituições para ver se o time dele acordava. Depois fez mais duas mexidas e pôs fogo na partida, transformando essa final numa das mais espetaculares da história das Copas.

E que árbitro esse polonês, Szymon Marciniak, que deu uma aula, especialmente aos colegas brasileiros. Apita pênalti com precisão e não fica esperando o VAR ajuda-lo a tomar decisões que são dele.

O primeiro tempo da prorrogação foi da França, mas que não conseguiu marca. O segundo foi da Argentina, com Messi se reabilitando da falha que resultou no  empate francês.

Ele merece!

Nos pênaltis, maior controle emocional e competência da Argentina, com destaque para o goleiro Dibu Martinez.

Parabéns “hermanos”, que recolocam o futebol Sul-americano na prateleira de cima mundial.

Que final espetacular


quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

MESSI E SEUS COMPANHEIROS

 Por: Dr. Julio - 15/12/2022 - 15:07

Pelo que o time está jogando nesta Copa, pela trajetória deste jogador fantástico, pela valorização da simplicidade da AFA, de apostar num treinador jovem, sem estrelismos, que por sua vez apostou em jovens jogadores e não quis “inventar a roda”. Também para dar uma reequilibrada com a Europa, que está deixando o futebol Sul-americano a ver poeira na conquista dos mundiais.

A Argentina atropelou a Croácia, com grande futebol, coletivo e belíssimos gols. 

Lioenl Scaloni, 44 anos de idade, era coadjuvante, o terceiro auxiliar de Jorge Sampaoli na Copa da Rússia em 2018


QUE VENHA OS FRANCESES!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2022

E A ARGENTINA!?

Por: Dr. Julio - 22/11/2022 - 15:48 

A estação Lusail, do Metrô, fica a 300 metros das entradas do estádio. Torcedores de incontáveis nacionalidades chegam aos montes, descendo pelas escadas rolantes, passando pelas esteiras móveis, cantando e se divertindo. Cadeirantes, muitos, tratados com todo o respeito e com acessos fáceis, rápidos, além de ter muita gente para dar algum apoio, caso necessário. Dentro deste e qualquer estádio da Copa, excelentes posições são reservadas para que todos possam assistir confortavelmente, com um visual privilegiado.

A bola rolou, Messi, de pênalti, aos oito minutos, abriu o placar. Todos na tribuna de imprensa começamos a “confirmar” o que se “previa”: vai ser uma goleada ao estilo Inglaterra 6 x 2 Iran.

Muita gente riu quando o técnico da Arábia Saudita, o francês Hervé Renard, disse ao chegar aqui: “Não viemos aqui apenas para participar”. E parece que ele e seu grupo farão história. Time muito aplicado, determinado e consciente do que fazer em campo. Se utilizou muito bem da linha de impedimento e escapou de três gols argentinos, cujos autores foram flagrados após empurrarem a bola para dentro.

No início do segundo tempo, aos três minutos, Saleh Al  Shehri, empatou para os sauditas, surpreendendo Messi e cia.

O time argentino passou a se comportar como s tivesse tomado uma pancada na cabeça. Aos sete, nova pancada, com gol da virada marcado por Salem Al- Dawsari.

Na tribuna de imprensa, todo mundo se olhando e buscando respostas. Várias encontradas: competência do técnico francês, de 54 anos de idade, ex-zagueiro do Cannes, que trabalhou apenas em dois clubes na Franca, quando se aposentou, em 1998. Foi rodar por clubes e seleções da África, trabalhando como técnico das seleções de Zâmbia, Angola, Costa do Marfim e Marrocos, com quem disputou a Copa da Rússia em 2018. Foi eliminado na primeira fase, porém, seu trabalho chamou a atenção dos sauditas, que o contrataram para ficar até 2027.

Outros motivos dessa virada: a determinação dos jogadores sauditas. Primeira Copa disputada no Oriente Médio, terceira maior torcida a comprar ingressos para a Copa do Catar (atrás somente dos catares e dos norte-americanos), questão de orgulho próprio, de fazer história.

E ganhou de uma argentina que estava invicta há 37 jogos!

Viva o futebol!


A Copa começou bem, com muitos gols, futebol razoável e protestos


Tudo funcionando muito bem até agora, dentro do que estava previsto pelo país anfitrião, que não abriu mão de suas tradições, como bebida alcóolica, por exemplo. Não relaxou, como queriam os patrocinadores e a FIFA. Fazer o quê? O que é combinando não sai caro.

Caro mesmo é pra quem está aqui ou que está vindo. Nos restaurantes, no comércio, nos centros de imprensa, nada é barato para brasileiro. Qualquer coisa em “rial” (o dinheiro deles), a gente multiplica por 1.5. Aí você faz conta de um pacotinho de batata chips, que custa 10 deles. Sai a R$ 15 ou treco que no Brasil não passa de R$ 3,00.

Equivoca-se que diz que política e futebol não se misturam. Aqui, por exemplo, jogadores da Inglaterra e do Iran foram corajosos e fizeram seus protestos, em grupo, antes de a bola rolar nos 6 x 2 dos ingleses. Os do Iran não cantaram o hino do país, em solidariedade às vítimas da violenta repressão que está ocorrendo no país, pela morte

da jovem sob custódia da polícia do costumes e moralidade iraniana. Corajosos demais estes jogadores, que certamente sofrerão pesadas retaliações (e possivelmente suas famílias), quando retornarem ao Iran.

Os jogadores ingleses se ajoelharam no gramado, em protesto contra a violação de direitos humanos no Catar, tema delicado aqui e reprimido de forma dura pelo governo. Outras seleções prometem protestar no decorrer da Copa e este assunto vai continuar rendendo.

 Jogadores do Equador chegaram a ser substituídos com distensões musculares e sinais de exaustão. E tanto Qatar quanto Equador são países bem quentes. Acredito que ao menos parte da fraqueza técnica da partida se deva ao calor. Se isto for confirmado, podem haver problemas com os jogadores dos países menos acostumados ao calor. Vamos aguardar.”

Um professor da Universidade do Catar colocou em prática um projeto no qual trabalhou por 13 anos e foi aperfeiçoado para entrar em ação na Copa. Estádios climatizados, no gramado e cadeiras. Recomendo três sites com entrevistas e muitos detalhes.

 O Catar se preparou, não economizou para fazer tudo o que tinha que ser feito e o objetivo deles é passar uma boa imagem para o mundo. Certamente vão conseguir, assim como a África do Sul passou em 2010, o Brasil em 2014 e a Rússia em 2018. Pena que o senhor Vladmir Putin, quatro anos depois, aprontou o que está aprontando com a Ucrânia e com o mundo. Jogou toda a bela imagem construída da Rússia fora.

Teve o legítimo cavalo árabe na abertura também!

Vamos ver para quem a taça vai no final

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CONVOCADOS DO TITE

 Por. Dr. Julio - 09 de Novembro de 2022

Daniel Alves está com 39 anos de idade e há quase dois anos sem jogar em alta competitividade. Mas Tite poderia alegar que se trata de alguém útil ao ambiente, que é jogador de grupo, experiente, que agrega muito ao banco de reservas e essas coisas. Não dá para justificar é dizendo que ele está bem no momento. Um ex-jogador em atividade.

Mas, vida que segue, os convocados são muito bons e como sempre a seleção brasileira chegará ao Catar como uma das candidatas ao título dessa Copa.

Apenas três jogadores atuam no Brasil: o goleiro, Weverton, do Palmeiras; Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo.

Uma pena, mas é a realidade. Por essas e outras é que a seleção cada vez menos atrai a paixão que já existiu em torcer por ela em qualquer competição.

Goleiros

·         Alisson – Liverpool

·         Ederson – Manchester City

·         Weverton – Palmeiras

Laterais

·         Danilo – Juventus

·         Alex Sandro – Juventus

·         Daniel Alves – Pumas

·         Alex Telles – Sevilla

Zagueiros

·         Militão – Real Madrid

·         Marquinhos – PSG

·         Thiago Silva – Chelsea

·         Bremer – Juventus

Meio-campistas

·         Bruno Guimarães – Newcastle

·         Casemiro – Manchester United

·         Fabinho – Liverpool

·         Fred – Manchester United

·         Paquetá – West Ham

·         Everton Ribeiro – Flamengo

Atacantes

·         Neymar – PSG

·         Vinicius Júnior – Real Madrid

·         Antony – Manchester United

·         Rodrygo – Real Madrid

·         Raphinha – Barcelona

·         Richarlison – Tottenham

·         Pedro – Flamengo

·         Gabriel Jesus – Arsenal

·         Gabriel Martinelli – Arsenal

***

Gostei de uma resposta que o Tite deu na entrevista coletiva. Uma repórter usou uma rede social para justificar um questionamento sobre a convocação do Daniel Alves e foi pega no “contrapé”.

De forma elegante e gentil, Tite foi na veia:

– Não quer fazer uma pergunta tua, e não pegar o gancho… por que, que referência é o Twitter com os milhões de torcedores que temos? Não vim para agradar quem está nas mídias sociais, que não sei qual percentual é este público em relação ao brasileiro. Respeito opiniões divergentes e não estou aqui para convencer a todos. Não tenho esta pretensão. Só quero passar dados para que as pessoas façam sua análise e democraticamente criem sua opinião. Todos têm meu respeito, mesmo esta parcela diminuta. São 220 milhões (de brasileiros)? Respeito, sim.


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CRUZEIRO TORNOU FÁCIL O QUE DEVERIA SER O MAIS DIFÍCIL

 Por: Dr. Julio - 22/09/2022 - 14:26

Em crise política e financeira o Cruzeiro iniciou a temporada com a sua torcida temendo o pior dos cenários. Além do caos interno, enfrentaria a Série B mais recheada de grandes clubes e concorrentes de peso a uma vaga do acesso. O Vasco, atropelado, no jogo da volta, por exemplo; Grêmio, Bahia, Sport Recife, Guarani de Campinas e os que sempre brigam por uma das vagas em toda disputa.

Depois da vitória sobre o Vasco, e o retorno matemático à Série A, Galvão Bueno twittou: @galvaobueno

“O Gigante Voltou” Parabéns @cruzeiro pelo retorno à Série A!!

Parabéns meu amigo @ronaldo!! Vc nasceu pra ser o Fenômeno!!

E realmente, Ronaldo, que foi fenômeno dentro de campo, se mostrou fenomenal neste seu primeiro ano como dono do novo Cruzeiro. Pelo fato de não morar em Belo Horizonte e não ter relações pessoais ou empresariais com ninguém na capital mineira, não teve que se submeter a pressões nem a constrangimentos e fez o que tinha que ser feito.

Não tomou conhecimento de interesses políticos nem financeiros de ninguém, nem de lobby de jogadores e torcidas organizadas. Mandou embora, por exemplo, Fábio, que era uma figura péssima para o ambiente interno do clube, mas considerado intocável.

Apostou em um treinador desconhecido, porém, de muita energia, conhecedor de futebol e principalmente ótimo gerente de relacionamentos pessoais do elenco.

Nem o mais otimista dos cruzeirenses poderia arriscar um palpite que daria tão certo. Certamente, nem o próprio Ronaldo. Fenômeno!

E a sua diretoria de marketing ainda teve uma boa tirada para zoar o maior rival, cujas ridículas “notas de repúdio” por bobagens, viraram chacota nacional:

@Cruzeiro

“O Cruzeiro vem, sem indignação ou repúdio, comemorar com veemência seu retorno à Série A….”

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

ATLÉTICO MINEIRO

 Por: Dr. Julio - 16/09/2022 - 12:18

A cada dia novas imagens da fase de conclusão do estádio do Atlético no Bairro Califórnia. Falta o time engrenar e garantir vaga na principal disputa do continente. Já pensou? Inaugurando a casa própria fora da Libertadores? E é preciso também definir a situação do treinador para o ano que vem. Cuca fica? Mas fica mesmo? Seja quem for o técnico, já precisa começar pensar no elenco futuro e resolver os problemas que fizeram o time cair de produção este ano. Afinal, a diferença salarial entre os jogadores é que estragou o ambiente? Mistérios, que só a cúpula atleticana tem como desvendar e tem poderes para resolver. Diretoria e comissão técnica. Por isso é que é fundamental definir logo quem será o treinador de 2023.

Ontem uma Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), sediada na Alemanha, soltou mais um ranking dizendo que o Atlético está na oitava posição, e que em fevereiro era o primeiro, na lista dos melhores times do mundo.

Tem gente que gosta e dá importância para este e outros tipos de “ranking”. Sempre considerei “bobagens ao vento”, apenas para render “clicks” e gerar assunto em botecos.


quinta-feira, 18 de agosto de 2022

RETORNO À SÉRIE A

 Por: Dr. Julio - 18/08/2022 - 14:18

Dizer que com 62 pontos o Cruzeiro se garante, porém, pelo andar da carruagem, até com 60 vai dar.  Sendo assim, no ritmo que o time do Pezzolano está, é possível que daqui a três rodadas os cruzeirenses comemorem o fim do suplício, de três anos de castigo na segunda divisão.

Com o empate de 1 a 1 com a Chapecoense, chegou aos 53 pontos. Domingo irá a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, depois recebe o Náutico e na sequência irá a São Luiz jogar contra o Sampaio Corrêa.

A luta contra a degola está mais acirrada do que a pelo acesso                                                                                                                                                         

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

TOMBENSE CAI DIANTE DO CRUZEIRO COM A MAIORIA DE JOGADOS DA BASE

 Por: Dr. Julio - 08/08/2022 - 13:07

O Tombense resistiu bem no primeiro tempo, mas foi surpreendido logo de cara no segundo, aos três minutos por Bruno Rodrigues, que marcou o primeiro. Aos 24, o Cruzeiro fez 2 x 0, por meio do Daniel Jr.

Vitória sem atropelos, mais um carimbo no passaporte da volta à primeira divisão.

Os números da campanha da Raposa na Série B, mostrados pelo SofaScore são animadores:

@SofaScoreBR@Cruzeiro venceu todos os jogos como mandante no @BrasileiraoB 2022

11 jogos

11 vitórias

100% aproveitamento

18 gols marcados

2 gols sofridos

82% jogos s/ sofrer gol

Em foto do @Mineirao, um dos 42.274 estrelados presentes na vitória sobre o Tombense

quinta-feira, 28 de julho de 2022

AOS TÉCNICOS

 Por: Dr. Julio Rodrigues - 28/07/2022 - 15:49

Excelente trabalho da equipe do Globoesporte.com. Justiça ao Telê, que tive o prazer e a honra de ver trabalhar, de perto, pois eu cobria o Atlético quando ele comandou o Galo em 1987 e também a seleção brasileira, nos preparativos para a Copa de 1982 e durante a Copa de 1986.

* “Telê é eleito o maior técnico da história do futebol brasileiro”

Votos de mais de 100 técnicos, entre aposentados e em atividade, apontam bicampeão do mundo com o São Paulo em ligeira vantagem sobre Zagallo. Felipão fica em terceiro

Bicampeão do mundo com o São Paulo, treinador da Seleção em duas Copas, Telê Santana foi eleito – em pesquisa inédita realizada apenas com treinadores – como o maior técnico da história do futebol brasileiro. O ge entrou em contato com mais de 100 técnicos e colheu total de 103 votos de profissionais em atividade ou aposentados. O pódio ainda tem dois campeões do mundo. Mario Jorge Lobo Zagallo, técnico da seleção do tricampeonato em 1970, ficou em segundo lugar – por sinal, foi lembrado 36 vezes como o maior técnico brasileiro. Quatro votos a mais do que Telê – citado 28 vezes contra 14 do Zagallo como segundo maior da história. Telê e Zagallo foram colocados em terceiro lugar em outras sete votações. Luis Felipe Scolari, campeão do mundo em 2002, terminou na terceira posição.

+ Filho de Telê se emociona com eleição

O atual técnico da Seleção brasileira masculina, Tite, ficou em sétimo lugar – foi lembrado 14 vezes, duas delas na primeira colocação, mais quatro em segundo lugar e oito em terceiro.

O critério era livre. O ge pediu a todos treinadores consultados que escolhessem os três maiores treinadores da história que passaram pelo futebol brasileiro. Alguns estrangeiros que passaram pelo país participaram da votação, como o português Jesualdo Ferreira e o colombiano Reinaldo Rueda, mas a maioria dos votos veio das séries A e B e também de ex-treinadores da Seleção desde Zagallo. Dos técnicos que treinaram o Brasil, Leão e Dunga não votaram.

A pontuação funcionava da seguinte forma:

  • Voto em primeiro lugar valia três pontos;
  • Voto em segundo lugar valia dois pontos;
  • Voto em terceiro lugar valia um ponto.

A lista completa com todos 40 treinadores votados e o voto a voto de todos consultados estão publicados nesta reportagem mais abaixo.

Telê completaria 91 anos nesta terça-feira. Ele morreu em 2006, dez anos depois de sofrer isquemia cerebral que o aposentou do futebol.

Em outra matéria, o ge publica também entrevista com Renê Santana(Veja o vídeo acima). Um dos filhos de Telê, que também é treinador, se emocionou ao conhecer o resultado da pesquisa realizada apenas com treinadores. Um curto trecho da conversa com Renê.

– É muito emocionante para mim e para nós da família esse prêmio, essa escolha. Porque o Telê sempre foi muito democrático e assim ele foi votado. É uma votação muito expressiva e muito gratificante ouvir, saber desse reconhecimento. Porque eu sou suspeito por ser filho, mas a gente sempre fica na expectativa de ouvir algo assim – contou Renê ao ge.

CONSOLIDADO DOS VOTOS

POSIÇÃOTÉCNICOSSoma de PONTOSSoma de 1ºSoma de 2ºSoma de 3º
1Telê Santana15832287
2Zagallo14636147
3Felipão5341119
4Vanderlei Luxemburgo395514
5Parreira380158
6Ênio Andrade37845
7Tite22248
8Rubens Minelli19334
9Abel Braga12222
10Cláudio Coutinho11213
11Oswaldo Brandão10220
12Vicente Feola8040
13Flávio Costa7201
14Muricy Ramalho6014
15Filpo Núñez5100
16Cuca5013
17Paulo Autuori4101
18Fleitas Solich3100
19Evaristo de Macedo3011
20Dori Kruschner3100
21Tim3011
22Lula3100
23Antônio Lopes3011
24Geraldo Damasceno2010
25Béla Guttmann2010
26Emerson Leão2010
27Valdir Espinoza2002
28Edinho Nazaré2010
29Carlos Castilho1001
30Ondino Viera1001
31Sebastião Lazaroni1001
32Levir Culpi1001
33Mano Menezes1001
34Helenio Herrera1001
35Dorival Júnior1001
36Otacílio Gonçalves1001
37Cilinho1001
38Jorge Jesus1001
39Joel Santana1001
40Carlinhos1001

 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

CUCA DE VOLTA

 Por: Dr. Julio - 25-07-2022 - 13:29

A rejeição ao Renato Gaúcho continua grande As ótimas relações do Cuca com o Galo, com seus atuais dirigentes, com os anteriores e principalmente com os jogadores e a torcida facilitaram tudo. Ele também sabe que tinha duas dívidas com o clube: as saídas surpresas de 2013, quando o time estava se preparando para o Mundial do Marrocos e essa última, depois de conquistar o Brasileiro.

A contratação de quatro bons jogadores para reforçar o time no returno pesou muito também: Jemerson, Pavón, Pedrinho e Alan Kardec são reforços de verdade. E Cuca não gosta de perder nada que disputa.

Tudo conspirou a favor. Que seja bem vindo a Minas novamente, onde é querido por “gregos”, “goianos” e até “troianos”!

quinta-feira, 14 de julho de 2022

PÉSSIMO TÉCNICO QUE O ATLÉTICO CONTRATOU!!!

 Dr. Julio Tombense- 14/07/2022 - 13:49

 Quartas de final, 2⁰- 4⁰ lugar em pontos corridos…. Não vejo muita coisa acima desses patamares, altos até para muitos times do Brasil, mas baixos para o investimento do Atlético. . .”

Concordo. Contra o São Paulo, o Atlético não incomodou o goleiro, mas o comportamento anormal do árbitro Anderson Daronco abafou os erros e as críticas para aquele 0 a 0 horroroso.

Contra o Flammengo, do começo ao fim do primeiro tempo o time se limitou a defender. Ademir, que deveria puxar os contra ataques, não recebia a bola. De tanto bombardeio, acabou tomando o gol no apagar das luzes, tempo extra, competência e insistência do Arrascaeta.

Precisando reagir, voltou para o segundo tempo fazendo o que deveria ter feito no primeiro: jogando futebol, saindo para o jogo, atacando o adversário. O Flamengo se assustou com um Galo totalmente diferente e o jogo melhorou. A bola começou chegar no Ademir, que passou a cumprir bem a missão de abrir a defesa rubro-negra. Só que a ansiedade tomou conta, a pressa para empatar, acabou  fazendo com que o Everson errasse o passe numa saída de bola, que seria um contra ataque. A defesa conseguiu parar o ataque flamenguista e tudo parecia sob controle. Só que, Jr. Alonso resolveu arriscar uma de suas sonhadas imitações de Franz Beckembauer, perdeu a bola e foi obrigado a fazer falta, muito perto da área. Na cobrança saiu o segundo gol, de novo Arrascaeta. Com Alonso expulso, corretamente, nessa presepada que ele aprontou, o time teve que ser todo mexido e ficou desfigurado. Contra um adversário bem postado e apoiado pela sua torcida que lotou o Maracanã.

Boa arbitragem do goiano Wilton Pereira Sampaio, que não sem razão será um dos brasileiros na Copa do Catar, junto com o paulista Raphael Klaus. 

segunda-feira, 13 de junho de 2022

SÃO PAULO, CRUZEIRO e VASCO

 Por: Dr. Julio - 13/06/2022 - 15:35

O clássico entre os clubes que brigam na ponta da tabela entregou o que prometia e se destacou positivamente na rodada, tanto da Série A quanto da Série B.”