quarta-feira, 25 de maio de 2022

FORUM MUNDIAL, EM DAVOS

 Por: Dr. Julio - 25 de maio de 2022 - 14:50

Ronaldo foi convidado pela FIFA e postou esta foto, ao lado do presidente Gianni Infantino (à esquerda dele) e outros dirigentes da entidade maior do futebol mundial, com estes dizeres: @Ronaldo ““O esporte é uma força. Estou no #WEF2022 para falar sobre a importância do futebol e da Copa do Mundo”
Ronaldo é bom de lábia. Figura famosa mundialmente e carismática. Todo mundo o conhece e tem interesse em bater papo ou tirar uma foto ao lado. E se o problema do Cruzeiro é dinheiro, ele está no lugar certo, para vender os peixes dele, tanto de Belo Horizonte quanto da Espanha, do Real Valladolid, também de sua propriedade.
Este Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente na Suiça, não é para qualquer um. Mais voltado a Chefes de Estado e ministros, dos países mais poderosos do planeta, empresas e empresário, idem.
***
A revista Exame está cobrindo e o colunista convidado dela, Celso Athayde, da Central Única de Favelas (Cufa), dá a descrição do tipo de gente que frequenta e o ambiente do evento: “. . . bilionários em todos os lugares. Eles estão em toda parte. Alguns bem conhecidos, e outros apenas bilionários anônimos. Mas é lógico que há representantes do “povão” também, que são convidados pelos seus importantes trabalhos voluntários para a sociedade global, a partir das suas cidades e seus coletivos.
É muito natural que os “maludos ou endinheirados” venham pra cá. Pois a foto e o fato mundiais estão aqui. Os holofotes de poder, de marketing e de reputação estão aqui. Mesmo que a pessoa gaste uma fortuna para tirar uma selfie do lado de fora e postar em suas redes, esse gesto vai contribuir para uma percepção positiva em seu grupo social. Não é por acaso que, outro dia, o Mamãe Falei fez uma aventura dessas, em outro contexto, é verdade, mas ainda assim vale como exemplo.
Os principais CEOs estão aqui, fazendo reuniões de 15 segundos ou duas horas. O tempo dessas reuniões nem sempre faz diferença, assim como não faz tanta diferença o resultado. Elas só precisam existir e ser devidamente registradas. O fato é: aqui que se discute de verdade as soluções do mundo. Calma que não estou afirmando que as soluções saem necessariamente desse povoado. As decisões e debates podem ser sobre o coronavírus, ameaça de bombas no velho mundo ou mesmo a guerra da vez, Rússia x Ucrânia. Tudo pode ser falado e reverberado porque a mídia está aqui. . .”