quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MARADONA AOS 16 ANOS DE IDADE, FOI OFERECIDO AO CRUZEIRO

 Por: Dr. Julio - 26 de Novembro de 2020 - 12:33

Maradona no início da carreira no Argentinos Juniores em 1976

Foi ao repórter Josias Pereira, do Jornal O Tempo. O então presidente Felício Brandi, que tinha “olho clínico” para enxergar futuros craques, teria agradecido a oferta para que Maradona fizesse teste no Cruzeiro durante uma excursão do time pela América do Sul. Uma história que eu nunca tinha ouvido falar. 

* “Maradona no Cruzeiro quase aconteceu; veja motivos que impediram ‘final feliz’ – Benecy Queiroz, administrador da Toca II, recorda o dia que acompanhou o ainda garoto Diego ao lado do técnico Ilton Chaves”

“Lembro que em uma dessas oportunidades, nos foi oferecido o Maradona e fomos acompanhar uma partida dele. Estava eu, o massagista Guido e o Ilton Chaves. Me recordo que ventava muito no dia e o campo sequer possuía grama totalmente. Mas nada disso impediu aquele garoto de mostrar seu potencial. Todos que estavam ali e o viram foram unânimes. Não vou dizer que ele era um gênio, mas já dava sinais de que seria um jogador fora da curva”, acrescentou o administrador celeste.

O título da Libertadores de 1976 deixou o Cruzeiro em evidência no cenário do futebol sul-americano e internacional. Com um esquadrão de craques imortalizados na história celeste, como Piazza, Joãozinho, Zé Carlos e Dirceu Lopes, o clube estrelado sempre recebia convites para excursões nos países vizinhos, atraindo também a atenção de jovens jogadores, sedentos por oportunidades. Um desses nomes foi Diego Maradona.

O maior jogador da história do futebol argentino esteve na mira dos observadores do Cruzeiro quando ainda possuía por volta de 16 anos de idade e começava a mostrar toda sua qualidade no Argentinos Juniors. Benecy Queiroz, hoje administrador da Toca da Raposa II, contou ao Super.FC sobre o dia que esteve ao lado do ex-técnico Ilton Chaves e do massagista Guido para acompanhar uma partida do garoto Diego Maradona.

“O mês de agosto era sempre destinado a excursões, com os clubes do futebol brasileiro recebendo convites para viagens. O Cruzeiro teve muitas partidas assim naquele período. Éramos sempre convidados. Esse contato acontecia por meio do empresário Jorge Gutman, que agendava nossas partidas”, recorda Benecy.

Lance do destino

Caberia então ao presidente Felício Brandi a decisão de contar ou não com Maradona na sequência da excursão do Cruzeiro. Mas o dirigente celeste, em um daqueles momentos que definem todo um destino, optou por não contar com o garoto.

“Eu creio que naquela época o Cruzeiro tinha tantos bons jogadores que talvez o Maradona não conseguiria ter grandes oportunidades de mostrar o futebol na excursão. São coisas que acontecem no futebol. Quantas vezes alguns atletas levaram não?”, indaga Benecy.

“Eu, sinceramente, não vejo isso como uma perda pelo Cruzeiro. Na verdade, eu digo que isso era o que tinha que ter acontecido. E para nós, que estivemos lá e o vimos, é um momento marcante, saber que presenciamos o nascimento de um dos maiores nomes da história do futebol mundial. Isso é de um privilégio enorme. Quantos não tiveram a chance de ver isso? Foi uma oportunidade que se mostrou para o Cruzeiro e naquele momento não era favorável. Mas houve contato sim”, reforça o administrador da Toca II.

Uma perda irreparável

Benecy lamentou o falecimento de Maradona, que nos deixou nesta quarta-feira, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

“O futebol mundial perde uma referência para todos os jovens que querem ingressar nessa carreira brilhante do futebol. Ele foi um exemplo como jogador de futebol. Fora do campo, ele se enveredou por alguns caminhos não tão felizes. Mas dentro das quatro linhas, ninguém pode questionar seu talento e genialidade”, encerrou Benecy Queiroz.

Ufa! Dessa vez o Botafogo não aprontou e o Atlético fez a parte dele!

 Por: Dr. Julio - 26 de Novembro de 2020 - 12:29

Tudo bem que o time está todo imbondado, desfigurado, dentro e fora de campo, mas, Ufa! Que dificuldade pra ganhar do penúltimo colocado do campeonato, que dificilmente escapará de um novo rebaixamento. Até o Keno, que não é de pisar na bola, desperdiçou a chance de dar uma aliviada no placar, no pênalti que bateu e foi defendido pelo Diego Cavalieri. Justiça seja feita, méritos do goleiro que foi no canto certo e impediu o terceiro gol atleticano.

O primeiro tempo foi ataque contra defesa, com o alvinegro carioca só se defendendo, encolhido feito brim de terceira. No segundo tempo, precisando reagir, resolveu atacar e deu um certo trabalho, principalmente depois que diminuiu o placar para 2 a 1.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

TERCEIRONA

 Por: Dr. Julio - 25/11/2020 - 13:52

Uberaba estreou com vitória de 1×0 sobre o Santarritense, pela terceirona mineira, gol de Bruninho, cobrando pênalti. O colorado volta a jogar no próximo domingo (29), no Estádio Municipal Elias Arbex às 15h30 diante do Atlético de Três Corações. Paulo Cézar Catanoce é o treinador do time do Triângulo, que tem o lateral Rodney e o atacante Felipe Alves, entre outros. Alex Joaquim é o gerente de futebol. 

O Uberaba é o único representante da região e faz parte do Grupo A, que tem ainda Santarritense, Atlético de Três Corações e Poços de Caldas. O quinto participante seria o Passense, que acabou sendo excluído pela FMF, após deixar de saldas suas pendências com a entidade. Acabou penalizado com multa de R$ 200 mil e suspensão por dois anos das competições oficiais.

Contagem, União Luiziense, Bétis de Ouro Branco, Aymorés de Ubá e América de Teófilo Otoni são os times do Grupo B.

Neste sábado, o Aymorés ganhou do Contagem por 3×0 e o América empatou em casa com o União Luziense em 0x0, folgando o Bétis.

No domingo às 10h da manhã, jogaram pelo Grupo A, Poços de Caldas e Atlético de Três Corações, no Estádio Ronaldão, vitória do Poços por 1×0.

Primeira Fase

As equipes se enfrentam em turno único dentro de seus grupos, classificando-se as três primeiras colocadas para o hexagonal final.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Goleada do Pouso Alegre e a virada do Athletic na rodada do Módulo II

 Por: Dr. Julio - 18/11/2020 - 14:58


A terceira rodada do quadrangular final do Módulo II do Campeonato Mineiro teve neste sábado, a goleada do Pouso Alegre, que mantém 100% de aproveitamento e a virada do Athletic em São João del Rei, assumindo a vice-liderança.

No Manduzão, o Pouso Alegre bateu o Betim por 3×0, gols de Roldan, Guilherme Paraíba e Jhulliam, aproximando-se do seu objetivo de conseguir uma vaga no Módulo I no próximo ano. Chegou a seis gols marcados e nenhum sofrido nesta fase final, faltando três rodadas para o fim.

Antes de marcar o seu primeiro gol, o Pouso Alegre perdeu a cobrança de uma penalidade máxima com Pedro Vítor.

Em São João del Rei, muita emoção no confronto entre Athletic e Nacional de Muriaé. O time visitante conseguiu a vantagem de dois gols marcados por Caio Vieira e Léo Índio, cobrando pênalti. 

Athletic apertou no segundo tempo e conseguiu a virada, gols de Baggio, de cabeça, Michel Paulista e Bruno Gonçalves. 

Classificação

Pouso Alegre é líder com nove pontos a uma vitória do acesso para o Módulo I, com seis gols marcados e nenhum sofrido. Athletic assumiu a segunda posição com quatro, seguido pelo Nacional com três. Betim fica mais distante do objetivo com apenas um ponto.

Próximos jogos

 4ª rodada – quarta, 18nov
Betim x Pouso Alegre – 15h
Nacional x Athletic – 15h

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Preocupante: Jorge Sampaoli, comissão técnica e jogador infectados pela Covid-19

 Por: Dr. Julio - 17/11/2020 - 12:44 

Em parte do treino desta segunda, Jorge Sampaoli posicionou a máscara no queixo (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Tomara que o treinador do Atlético não seja desses que pensam que essa pandemia é uma “gripezinha”. Vendo fotos como esta, do treino de hoje, vem a lembrança de uma das recomendações das autoridades da saúde: máscara no queixo não adianta!

E atrás dele, há outros, sem máscara. Aí não tem jeito. A pandemia não acabou, todos corremos risco, todos temos que nos cuidar. O futebol precisa ser aliado na divulgação das práticas anti transmissão da doença.

Notícia do Superesportes:

* “Jorge Sampaoli, zagueiro e sete profissionais do Atlético testam positivo para a Covid-19”

Além do treinador, seis integrantes de sua comissão foram infectados

Surto de COVID-19 no Atlético. O clube informou nesta segunda-feira à noite que o técnico Jorge Sampaoli, o zagueiro Gabriel e mais sete profissionais dos departamentos de futebol e comunicação testaram positivo para o coronavírus.

Além de Sampaoli, seis integrantes de sua comissão técnica foram infectados: o gerente Gabriel Andreata; o auxiliar Jorge Desio; o preparador físico Pablo Fernandez; o auxiliar de preparação física Marcos Fernandez; o treinador de goleiros Danilo Minutti e o analista de desempenho Frederico Fortes.

O diretor de comunicação do Atlético, Domênico Bhering, também testou positivo.

Os exames foram realizados nesta segunda-feira. Segundo o clube, “todos aqueles que testaram positivo estão assintomáticos ou com sintomas leves e já se encontram devidamente isolados”.

Jorge Sampaoli comandou o treinamento do time normalmente nesta segunda-feira. Em uma das fotos divulgadas pelo Atlético, ele aparece com a máscara posicionada na altura do queixo (foto acima).

Aos 60 anos, Sampaoli faz parte do grupo de risco da COVID-19.

A próxima sessão de exames de COVID-19 do elenco está inicialmente programada para sexta-feira, dia 20, mas há possibilidade de antecipação diante dos testes positivos desta segunda.

Casos anteriores

Outros dois atletas do elenco profissional já estavam fora porque haviam sido diagnosticados com COVID-19 na semana passada: o atacante Sávio e meio-campista Alan Franco.

Sávio teve teste positivo no dia 13 de novembro, durante período de treinos e amistosos da Seleção Brasileira Sub-17. Já Alan Franco soube que estava infectado no dia 14, em fase de preparação da Seleção Equatoriana para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

O primeiro caso de coronavírus no elenco atleticano foi o meia equatoriano Cazares, no fim de maio. O jogador não estava nos planos de Sampaoli e se transferiu em definitivo para o Corinthians em setembro.

Incerteza diante do Furacão

O Atlético enfrentará o Athletico-PR na próxima quarta-feira, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo remarcado e válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube ainda não informou quem comandará o time à beira do campo, uma vez que toda a comissão técnica de Sampaoli está infectada.

Os nove infectados com COVID-19 no Atlético:

Jorge Sampaoli (treinador)

Gabriel Andreata (gerente de futebol)

Jorge Desio (auxiliar técnico)

Pablo Fernandez (preparador físico)

Marcos Fernandez (auxiliar de preparação física)

Gabriel (atleta)

Domênico Bhering (diretor de Comunicação)

Frederico Fortes (analista de desempenho)

Danilo Minutti (treinador de goleiros)


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

TOMBENSE VENCE YPIRANGA-RS - BRASILEIRÃO SÉRIE C

 Por: Dr. Julio - 09 de Novembro de 2020 - 12:38

QUEM É QUE SEGURA?

O Tombense embalou de vez na Série C do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Rubens, um aos 35 do primeiro tempo, e outro antes do primeiro minuto do segundo, o Gavião fez 2 a 0 no Ypiranga-RS, vice líder do Grupo B. O Tombense dominou a partida e, com a vitória no Almeidão, se consolidou no G-4 da chave, com a terceira posição. Além disso, o time mineiro chegou a oito jogos sem perder.


CENÁRIO

Com o resultado, o Tombense chega aos 22 pontos e ocupa a terceira colocação da chave, beneficiado pela derrota do Londrina. O Ypiranga-RS segue em segundo, com 24. Na próxima rodada, o Carcará visita o São Bento, sábado, às 16h, no Walter Ribeiro, em Sorocaba. No mesmo dia, às 15h30, o Ypiranga-RS recebe o Volta Redonda

DIFÍCIL DIZER QUEM FOI O MELHOR DO ATLÉTICO

 Por: Dr. Julio - 09 de Novembro de 2020 - 12:31

Não é fácil explicar essa metamorfose do Galo. Quando tudo dá certo, dá nisso! O Flamengo teve quase 80% de posse de bola, mostrando mais uma vez que isso é uma grande bobagem, que só serve para os teóricos do futebol encherem a linguiça dos seus comentários enganadores.

Uma ótima partida dos comandados do Jorge Sampaoli, a bola entrou quatro vezes nas muitas oportunidades criadas e ninguém cometeu falhas grotescas como em outros jogos. Nesta noite, até Guga fez uma partida decente, Igor Rabelo ficou ligado o tempo todo, nem parecia aquela lesma de quase sempre. Savarino foi gigante, Sasha, idem; o goleiro Everson fez duas defesas espetaculares em momentos cruciais. Enfim, uma grande vitória.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

O AMÉRICA EMBOLSOU MAIS R$ 3,3 MILHÕES

 Por: Dr. Julio - 05/11/2020 - 13:02

Em momento algum passou insegurança e mesmo depois que tomou o gol manteve ritmo. Um time bem treinado, com alguns jogadores que se destacam, como o Messias, Zé Ricardo, Ademir e Rodolfo, que começou no banco, mas entrou e bateu muito bem o pênalti que garantiu o empate e a classificação. Não tive usado a força que usou, Cássio teria defendido. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães teve  atuação.

Os pênaltis existiram, mas nunca vou concordar com a regra idiota que manda apitar pênalti quando a bola bate na mão ou no braço de um jogador que não tem a menor intenção de cometer a infração, como foi o caso do Piton, do Corinthians. Bom para o Coelho, que não tem nada com a formulação das normas da FIFA e demais entidades donas do futebol.

O clube embolsa mais R$ 3,3 milhões, merecidamente, e aguarda o sorteio na CBF, sexta-feira, às 11h30, para saber quem será o adversário das quartas de final.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

PALMEIRAS

 Por: Dr. Julio - 3 de Novembro de 2020 - 12:49

Depois do terceiro gol, Jorge Sampaoli deu um chute no banco e resolveu sossegar. Sentou-se ao lado de um dos auxiliares e passou a lamentar. Possivelmente reclamando dele mesmo, que exigiu a contratação de jogadores para posições em que o time não precisava ou precisava menos. Não tem um lateral direito e não tem um atacante “matador”, oportunista, que saiba aproveitar as muitas bolas cruzadas e outras enfiadas entre os beques adversários.

Atacando o tempo todo, mas sem marcar gols, sobrecarrega a defesa, que em meio a tantos contra ataques, fatalmente vai tomar gols. Ainda mais com zagueiros sem velocidade como os que o Galo tem.

E Sampaoli precisa repensar o próprio comportamento à beira do gramado. Tomou, nesta derrota, o terceiro cartão amarelo de uma nova série, que o tira do banco contra o Flamengo. Foi o sexto cartão dele neste Brasileiro. Um nervosismo excessivo, que prejudica o time e a carreira dele.

Dito isso, impressionante como o Atlético jogou mal no primeiro tempo e se atrapalhou no segundo. Com destaque negativo para Guga, Allan, Jair e Nathan. Alonso também jogou abaixo do esperado e Savarino deu alguns passes para trás, como se fosse jogador do Palmeiras. O argentino Zarachio, inexistiu. Substituído pelo Marquinhos, aos 14 do segundo tempo, que nada melhorou. Na sequência, outras mexidas que não deram em nada: Allan Franco no lugar do Jair, Sasha no de Marrony e Calebe no de Nathan.

De novo saídas de bola comprometedoras, facilitando a vida do time paulista. Vamos ver o que o comandante argentino vai fazer para arrumar a casa.

MAMORÉ NOVAMENTE NA TERCEIRONA MINEIRA

 Dr. Julio - 03 de Novembro de 2020 - 12:43

A derrota para o Tupi em Juiz de Fora por 3×1, deixou o Mamoré em último lugar na primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro e, consequentemente, rebaixado para o ano que vem. Não veio a sonhada vitória, como aconteceu a dois anos atrás, quando o Mamoré perdeu para o Tupynambás por 2×1, em Juiz de Fora, no dia 7 de abril de 2018 e, por coincidência também foi rebaixado para a terceirona.

Gols

Tupi abriu o marcador aos 9 minutos com Matheus Mega, de cabeça, após cobrança de escanteio. Guilherme empatou aos 18 minutos. Na etapa final, no primeiro minuto, Renam Amorim, numa falha da defensiva do Sapo, aproveitou para fazer o segundo. O último gol veio aos 41 minutos, com Davy, que acabara de entrar na partida. 

O jogo teve a transmissão direta da equipe Bola na Rede, da Rádio Clube 98 que acompanhou o Mamoré em todos os seus jogos dentro e fora de Patos de Minas. 

Campanha

Mamoré deixou a desejar em sua caminhada no Módulo II. Antes da pandemia fez seis partidas, com três derrotas e três empates e não conseguiu marcar gol.

Na retomada da competição agora em outubro, após quase sete meses de paralisação, a equipe esmeraldina veio com muitas mudanças e conseguiu a sua primeira vitória, mais três empates e essa para o Tupi, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio que redundou no descenso. 

Com nove pontos, o Mamoré terminou em último, com apenas uma vitória, mais seis empates e quatro derrotas. Foram seis gols marcados e 13 sofridos.

Tupi

João Lucas, Thainier, Emerson Almeida (Dodô) e Thiago; Rafael Borges, Regino (Renan Amorim) e Daniel (Raphael); Yan (Kassinho), Léo Coca (Davy) e Adson. Treinador: Roberval Davino.

Mamoré

Caio, Iago (Alysson), Gean, Pedro e Gabriel Luiz (Liu); Guilherme, Paulo Ricardo (Marcelo Júnior) e Léo Mineiro; China, Leonardo (Matheus Silva) e Carlos Henrique. Treinador: Luiz Eduardo.

Apitou o jogo, Taitson José de Oliveira, auxiliado por Breno Rodrigues e João Paulo Gomes Pereira.

Resultados da 11ª rodada

Todas as partidas foram realizadas no mesmo horário neste sábado (31):

Tupi 3×1 Mamoré – em Juiz de Fora
Betim 2×0 CAP Uberlândia – em Betim
Democrata GV 3×1 Pouso Alegre – em Governador Valadares
Nacional 3×1 Athletic – em Muriaé
Democrata SL 1×2 Serranense – em Sete Lagoas
Ipatinga 1×2 Guarani – em Ipatinga

Classificados para o Quadrangular

1º- Pouso Alegre – 21
2º- Athletic – 20 – 6 vitórias – saldo 8 gols
3º- Betim – 20 – 6 vitórias – saldo 4 gols
4º- Nacional – 18 – 5 vitórias – saldo 6 gols

Do 5º ao 10º

5º- Democrata GV – 18 – 5 vitórias – saldo 2 gols
6º- Tupi – 15
7º- Democrata SL – 14
8º- Guarani – 13
9º- Serranense – 12
10º- Ipatinga – 11

Rebaixados

11º- CAP Uberlândia – 10
12º- Mamoré – 9

Quadrangular

A fase final será disputada em turno e returno e as duas melhores colocadas conseguirão o acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2021.