Por: Dr. Julio - 06/11/2015 - 11:00
Senhoras e senhores , dói demais saber que tragédias humanas e ambientais como essa ocorrida em Mariana fazem parte da história de Minas, em nome do “progresso” e do “desenvolvimento”. E constantemente explosões de barragens como essas ocorrem em pontos distintos do Estado, algumas nem faladas pela imprensa, já que a força da grana das mineradoras impede acesso às suas instalações e costuma calar consciências através de altas somas.
De longe, da beira da estrada, o que se vê são imagens e placas de advertência como essa:
Mas a realidade, lá dentro e na sequência, é essa, que só é mostrada aos brasileiros quando acontece uma tragédia como esta de Mariana.
Depois, os políticos vão aos locais das tragédias sobrevoar e faturar uns votos, fazendo cara de choro, abraçando vítimas, se isentando de culpa, enganando a todos nós, aos atingidos principalmente. É assim desde o Brasil colônia. Mas estamos no Século XXI e isso já deveria ter sido mudado.
Há movimentos de resistência, tanto na sociedade civil quanto nos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, porém, são impotentes quando interesse$ mais forte$ os sobrepõem e simplesmente atropelam a tudo e todos.
E essas águas que se tornam lama de tragédias, são assim, antes da ação das mineradoras.
Poço Pari, no Distrito do Tabuleiro, em Conceição!
Até se transformar em cenas como essa de ontem em Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário