quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O LADO SUJO DO FUTEBOL

Por: Dr. Julio - 14/01/2016 - 11:45
Eles, de certa forma, são responsáveis pelo futebol passar da condição de esporte amador para profissional. Vistos pela imprensa e torcedores como sanguessugas, eles são fundamentais na gestão da carreira dos jogadores do início ao fim. E a maioria ganha rios de dinheiro, já que o investimento no começo da trajetória de um atleta tem retorno com sobras na primeira negociação com um clube, principalmente quando este é uma agremiação dos principais centros da Europa. 
Bem-vindo. 
Início de temporada é sempre a mesma conversa de jogadores que chegam e dirigentes: “optei por este clube por causa da sua grandeza, por causa da sua fanática torcida e porque o fulano de tal me disse que seria o melhor para mim em Minas Gerais”. Prometem futebol maravilhoso, títulos e muita dedicação.
Já os dirigentes dizem que a contratação deste “reforço” foi muito difícil porque muitos clubes brasileiros e do exterior também tinham interesse, mas “nós conseguimos vencer esta batalha”.
De tudo que é prometido, a única coisa que é cumprida é a dedicação e vontade, mesmo assim, de alguns deles, nem isso.
O América está contratando por atacado. O Adroaldo Leal da 98 FM, disse que está sendo uma “baciada”. Já chegaram 11. Normalmente, operações assim dão errado. É gente demais para formar um grupo que precisa se entrosar em curtíssimo espaço de tempo. Claro que o Coelho subiu para a Série A, precisa se reforçar com jogadores de melhor nível, mas certamente os que estão sendo contratados também são de nível B. Melhor seria segurar os seus melhores, já bem sintonizados e investir em até uns cinco de nível superior.
 Raros dão certo em clubes que almejam grandes conquistas, exceção obviamente àqueles gênios da bola, cada vez mais difíceis e caros. Mesmo assim, quando muito jovens, passam por trabalho de reforço muscular e outras atividades laboratoriais específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário