Por: Dr. Julio - 11 de Abril de 2016 - 11:27
FOTO: DR. JULIO - EQUIPE DO TOMBENSE
O Campeonato Mineiro começou com uma descrença absoluta da torcida do Cruzeiro no técnico Deivid, e os atleticanos divididos entre crentes e incrédulos em relação ao Diego Aguirre, com ligeira maioria para os desconfiados. As vitórias sem convencer da Raposa aumentavam o contingente de cruzeirenses que gostariam de ver um treinador experiente, de nome, comandando o time. Uma vitória ou outra por placar mais dilatado, a liderança do grupo na Libertadores iam aumentando o cacife do técnico do Galo. O campeonato estadual é isso mesmo, um laboratório para testes e observação de jogadores e também para os chefes deles. O fim da primeira fase deste Mineiro chegou com um saldo muito ruim para o Atlético, que conseguiu perder para o péssimo Tricordiano no mítico Independência por um placar absurdo de 4 a 2. Nenhuma justificativa de tantas dadas por Aguirre após o jogo é aceitável. É voz corrente que o elenco atleticano é muito bom, com titulares e suplentes de ótimo nível. Mas, entre as competições estadual e continental são três derrotas em quatro jogos, e o pior: 10 gols sofridos em quatro jogos. Tem coisa errada aí!
Por outro lado o combatido e desacreditado Deivid obteve nove vitórias e dois empates em 11 jogos oficiais, com um elenco tido como inferior ao do maior concorrente, entre titulares e reservas. Importante lembrar que os adversários de ambos foram os mesmos, nas mesmas condições favoráveis e adversas. Isso precisa ser levado em conta com muita atenção.
De sã consciência ninguém seria louco de dizer que o Cruzeiro está com um ótimo time, comandado por um novo Pep Guardiola do futebol mundial, porque estamos falando de Campeonato Mineiro, cuja qualidade técnica da maioria é sofrível. Mas na comparação entre os dois mais fortes clubes mineiros, o Cruzeiro fez o dever de casa “com louvor”. Aguirre está em débito. Precisa mostrar a que veio.
Os números não mentem e neste caso, nenhum mentiroso inventou nenhum número. O Cruzeiro vai enfrentar o América; o Atlético a URT e os vencedores decidirão o título. Ano passado o Cruzeiro também chegou em primeiro como o melhor geral da primeira fase e terminou fora da final. Vai enfrentar um adversário mais forte que o Atlético e tudo pode acontecer.
Independentemente de quem será o campeão, entendo que a situação dos nossos três integrantes da Série A nacional precisa ser melhor avaliada pelas diretorias, pois nenhum está mostrando futebol que os credencie a brigar na cabeça no Brasileiro. O América para se manter na elite. Aguirre, que era menos contestado que Deivid, mudou de posição e a desconfiança quanto ao trabalho dele se tornou gigante.
Com dois gols no 1º tempo, Tombense vence UEC e se livra do rebaixamento
Time de Ney da Matta vence em casa por 2 a 1, termina em 8ª e agora se prepara para Série C. Uberlândia se livra do rebaixamento, mas fica sem vaga na Série D
Pelo primeiro tempo feito no Almeidão, na tarde deste domingo, o Tombense venceu o Uberlândia por 2 a 1 pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro. Com gols de Rodney e Doriva na primeira etapa, o mandante garantiu o resultado em Tombos. O Uberlândia diminuiu com Lenílson, de pênalti, também no segundo tempo.
Com o resultado, o Tombense subiu para a nona colocação com 13 pontos, e disputa a elite do Campeonato Mineiro no ano que vem. Para este ano, o Tombense ainda tem a disputa da Série C do Brasileiro. A estreia é contra o Boa Esporte, rebaixado para o Módulo II do Mineiro, no dia 22 de maio. O Uberlândia, que chegou a liderar o Campeonato Mineiro, caiu três posições, terminou em 10º, com doze pontos e só não voltou ao Módulo II pelo número de vitória. O time ainda ficou sem uma vaga para Série D, principal objetivo do ano.
O jogo
O Tombense não queria depender de ninguém para fugir do rebaixamento e foi para cima do Uberlândia. Logo nos primeiros dez minutos, os mandantes tiveram três impedimentos marcados. Na quarta tentativa, aos 20 minutos, lançamento de Joílson para Rodney que saiu de frente para Thiago Braga e abriu o placar. O Tombense gostou do jogo foi para cima e, aos 27, fez o segundo após um tiro de fora da área de Doriva. O Uberlândia, que pouco fez no primeiro tempo, ganhou o meio campo após o segundo gol, mas não conseguiu transformar em gols e foi para o intervalo perdendo por 2 a 0.
O Uberlândia voltou melhor na segunda etapa, mas não conseguia infiltrar na defesa do Tombense. Os donos da casa, à frente no placar, tentava matar o jogo no contra-ataque. Mas foi o Uberlândia que diminuiu, em pênalti cobrado por Lenílson, aos 17 minutos. O UEC tentou o empate, mas o Tombense se segurava e perdeu, pelo menos, três chances de gols. No entanto, o Tombense conseguiu se segurar e venceu por 2 a 1.
Outros Resultados
No Independência: Atlético 2×4 Tricordiano (Tricordiano escapou do rebaixamento)
Em Divinópolis: Guarani 2×1 Villa Nova (Bugre venceu, mas não adiantou. Caiu)
Em Tombos: Tombense 2×1 Uberlândia (Uberlândia escapou pelo número de vitórias)
Em Varginha: Boa 2×3 Cruzeiro (Boa rebaixado)
Em Juiz de Fora: Tupi 1×1 Caldense
Terminou em 1×1 o confronto entre URT e América neste domingo (10) no Estádio “Zama Maciel”, no fechamento da última rodada da primeira fase do campeonato mineiro do módulo I.
Classificação final da primeira fase
1º- Cruzeiro 29
2º- Atlético 20
3 – URT 19
4 – América 18
5º- Caldense 14 – saldo zerado
6º- Villa Nova 14 – devendo 3 gols
7º- Tricordiano 13 – devendo 1 gol
8º- Tombense 13 – devendo 4 gols
9º- Tupi 13 – devendo 4 gols
10º- Uberlândia 12 – 4 vitórias
11º- Guarani 12 – 3 vitórias
12º- Boa Esporte – 10
Nas semifinais: Cruzeiro x América; Atlético x URT
Rebaixados: Guarani e Boa Esporte
Vagas na Série D: URT, Villa Nova e Caldense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário