quinta-feira, 30 de julho de 2020

CRUZEIRO FORA DA SEMIFINAL

POR: DR. JULIO - 30/07/2020 - 12:13
A derrota da URT para o América por 3×0 nesta quarta-feira (29) no Estádio Zama Maciel tirou do Trovão Azul o direito de participar do Trofeu Inconfidência, mini-torneio que reunirá os classificados de 5º a 8º lugar, na primeira fase do Campeonato Mineiro. Com isso, a URT se despede da competição deste ano, qualificada para a disputa do Módulo I em 2021, pela oitava vez consecutiva.
Diego Ferreira aos 23 minutos, abriu o marcador, numa dividida com o goleiro Cris e o lateral Mizael. Aos 37, Rickson conseguiu um bonito gol, chutando de fora da área, no canto direito do goleiro Cris. 
No segundo tempo, Vitão marcou o terceiro gol, aproveitando um passe de Matheusinho, aos 27 minutos. Com a vitória, o América terminou em segundo lugar, sendo o único invicto da competição até agora.
O jogo foi disputado sem a presença do torcedor, cumprindo todos os protocolos de segurança, pela pandemia do coronavírus. 
O técnico Johnatan Alemão testou positivo para a covid-19 e quem comandou a equipe no banco de reservas foi o preparador de goleiros do Trovão Azul, Mazinho. Outra baixa foi o zagueiro Davy, que sofreu fraturas no braço na partida do último domingo no Mineirão diante do Cruzeiro, numa dividida com o goleiro Fábio.
A novidade foi o retorno do volante Valkenedy que não havia participado da partida anterior, por motivo de lesão.
No América, o técnico Lisca optou por um time de reservas mais o goleiro titular Ariton, dando oportunidade a jovens valores.
URT
Cris, Mizael, Wembley, Rodolfo e Jhonathan Moc (Júlio Magalhães); Túlio (Yan Gomes), Valkenedy (William Mococa), Arilson (Lélis) e Vítor Braga; Ian Augusto (Gabriel) e Kesley. Treinador: Mazinho (interino).
América
Airton, Diego Ferreira, Joseph, Anderson Jesus e João Paulo; Flávio, Rickson (Marcelo Toscano) e Matheusinho (Carlos Alberto); Geovane (João Gabriel), Kawê (Thalys) e Vitão (Léo Passos). Treinador: Lisca.
Árbitro: Felipe Fernandes de LIma; assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Marcyano da Silva Vicente.
Resultados
Jogos da 11ª rodada, a última da primeira fase:
URT 0x3 América – gols de Diego Ferreira, Rickson e Vitão.
Atlético 4×0 Patrocinense – gols de Nathan, Guilherme Arana, Savarino e Pedro Rosa (contra).
Caldense 0x1 Cruzeiro – gol de Régis.
Tombense 1×0 Uberlândia – gol de Rubens.
Boa 1×0 Tupynambás – gol de Gabriel.
Villa Nova 1×2 Coimbra – Fernandinho para o Villa Nova; Diogo e Ígor Oliveira viraram para o Coimbra.
Classificação
1º- Tombense – 26 – 8 vitórias – saldo 12 gols
2º- América – 25 – 7 vitórias – saldo 12 gols
3º- Atlético – 22 – 6 vitórias – saldo 13 gols
4º- Caldense – 20 – 6 vitórias – saldo 9 gols
5º- Cruzeiro – 20 – 6 vitórias – saldo 6 gols
6º- Uberlândia – 14 – 4 vitórias – déficit 2 gols
7º- Boa – 14 – 3 vitórias – saldo zerado
8º- Patrocinense – 12 – 3 vitórias – déficit 2 gols
9º- URT – 11 – 3 vitórias – déficit 13 gols
10º- Coimbra – 10 – 2 vitórias – déficit 5 gols
11º- Villa Nova – 4 – 1 vitória – déficit 10 gols
12º- Tupynambás – 3 – nenhuma vitória – ficou devendo 20 gols
Semifinal
A semifinal terá jogos de ida e volta em Belo-Horizonte:
Tombense x Caldense 
América x Atlético

Os vencedores irão para a final, em duas partidas, em datas a serem definidas pela FMF e inseridas durante o Campeonato Brasileiro.
Troféu Inconfidência
Jogo único com mando de campo do 5º e 6º colocados, Cruzeiro e Uberlândia:
Cruzeiro x Patrocinense
Uberlândia x Boa
Os dois vencedores farão a final em jogo único.
Rebaixados
Tupynambás e Villa Nova.

TOMBENSE EM 1º, AMÉRICA 2º , GALO 3º, E CALDENSE NAS SEMIFINAIS; CRUZEIRO EM 5º E O VILLA NOVA REBAIXADO

Por: Dr. Julio - 30/07/2020 - 12:03
América x Atlético, Tombense x Caldense nas semifinais do Campeonato Mineiro, com jogos no próximo domingo e na quarta-feira, dia 5.
Fragilidade e falta de preparo dos times do interior à parte, a última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro foi bem interessante. Todos os jogos às 21h30 e devido às circunstâncias, vi com mais atenção Caldense x Cruzeiro, pelo grau de dificuldade que a equipe do Enderson Moreira enfrentava e pela ótima campanha do time de Póços na competição. O Cruzeiro tinha que vencer por diferença de três gols, na casa do adversário, de gramado ruim. Um bom teste para quem vai enfrentar a Série B nacional, em condições semelhantes. Gostei do lateral direito paraguaio, Cáceres, que apoia bem e corre muito.
Régis em foto do Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Também gostei do Régis, 27 anos, emprestado pelo Bahia. Não só pelo belo gol, mas pela movimentação e por chamar o jogo para ele. Dos antigos no clube, Ariel Cabral, se destaca como principal liderança e tecnicamente muito bem. Marcelo Moreno é outro que dá sangue em campo e acabou saindo machucado, ainda no primeiro tempo, por não se poupar e procurar a bola o tempo todo.
O futebol praticado foi apenas razoável, de muita vontade, mas nada que indique que o time esteja preparado para o Brasileiro.
No Mineirão era estava previsto que o Patrocinense não ofereceria muita resistência ao Atlético. Foi até mais fácil do que se esperava. Interessante é que o primeiro gol, do Nathan, aos 9 minutos, foi uma cópia do que ele marcou contra o América. Jogada pela esquerda, cruzamento no meio da zaga e a entrada na hora certa do Nathan, para cabecear. Arana aos 13, Savarino aos 15 e Pedro Rosa (contra) aos 30 minutos, completaram a goleada. O segundo tempo foi para cumprir tabela.
@globoesportecom registrou a imagem do ex-diretor do Cruzeiro, Itair Machado, como “torcedor” do Atlético, em boneco de papel no Mineirão.
Em Patos de Minas o América precisava vencer para continuar brigando pelo primeiro lugar geral e já entrou partindo pra cima da URT. Marcou o primeiro gol aos 23 minutos, por meio do Diego Ferreira e aos 37, fez 2 a 0, com o volante Rickson. Aos 27 do segundo tempo Vitão marcou o terceiro gol americano. Tinha que vencer e torcer para que o Tombense empatasse em casa com o Uberlândia, mas o anfitrião venceu por 1 a 0 e se garantiu como o primeiro colocado, levando as vantagens previstas pelo regulamento para a fase decisiva.
Em Nova Lima o desespero do Villa, que escaparia do rebaixamento se vencesse o concorrente direto Coimbra. Saiu na frente aos 16 minutos, gol do Fernandinho, mas tomou o empate aos 43, numa cabeçada do Diogo. E tomou a virada aos 41 do segundo tempo, gol do Igor Oliveira. O Leão do Bonfim namorou vários anos seguidos com a segunda divisão e finalmente conseguiu chegar lá.
Em Varginha, um jogo para cumprir o “protocolo”, já que os dois times não tinham nada a perder. O Boa garantido na primeira divisão 2021 fez 1 a 0 no Tupynambás garantido na segunda, chamada de Módulo II.

terça-feira, 28 de julho de 2020

ÚLTIMA RODADA DO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 28/07/2020 - 11:04
A última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro terá jogos na quarta-feira (29) para definir os confrontos da semifinal, as vagas para o Trofeu Inconfidência e Série D, além do rebaixamento. 
A URT manteve-se em oitavo lugar, apesar da derrota para o Cruzeiro no último domingo no Mineirão e, com essa posição, está na zona de classificação para o Trofeu Inconfidência. O Trovão Azul recebe o América no Estádio Zama Maciel e precisa da vitória, para não depender do resultado do Boa, em Varginha, diante do Tupynambás. URT e Boa estão com onze pontos, mas o número de vitórias é favorável ao time de Patos de Minas, de três contra duas.
Tombense e América, com 23 e 22 pontos respectivamente, estão garantidos na semifinal, faltando apenas definir posições.
O Atlético recebe o Patrocinense no Mineirão e precisa vencer para permanecer no G4, em 2º, 3º ou no 4º lugar. Se empatar ou perder para o CAP, o Galo dependeria do tropeço do Cruzeiro diante da Caldense. O time de Sampaoli pode ficar fora da semifinal, caso empate ou perda para o Patrocinense e o Cruzeiro supere a Caldense. 
O Cruzeiro é o 5º colocado e para entrar no G4 terá que golear a Caldense em Poços de Caldas por, no mínimo, três gols. Em caso de vitória com menos de três gols, a Raposa passaria a depender de empate ou derrota do Atlético para o CAP. O Atlético empatando, chegaria a 20 pontos e 5 vitórias e seria superado pelo Cruzeiro que chegaria aos mesmos 20 pontos, mas com 6 vitórias.
Na luta contra o rebaixamento, a decisão será no confronto direto entre Villa Nova e Coimbra, no Estádio Castor Cifuentes. As duas equipes têm apenas uma vitória na competição. Com três pontos à frente, o Coimbra joga com a vantagem do empate. O Leão do Bonfim precisa de uma vitória, com qualquer placar para escapar da degola. O Tupynambás não tem mais chance.

Classificação
1º- Tombense – 23
2º- América – 22
3º- Caldense – 20
4º- Atlético – 19

5º- Cruzeiro – 17
6º- Uberlândia – 14
7º- Patrocinense – 12
8º- URT – 11 – 3 vitórias

9º- Boa – 11 – 2 vitórias
10º- Coimbra – 7

11º- Villa Nova – 4
12º- Tupynambás – 3

11ª rodada
No Zama Maciel: URT x América – árbitro: Felipe Fernandes de Lima 
Em Poços de Caldas:Caldense x Cruzeiro – Ronei Cândido Alves
No Independência: Atlético x Patrocinense – Paulo César Zanovelli
Em Nova Lima: Villa Nova x Coimbra – Ígor Junio Benevenuto
Em Tombos: Tombense x Uberlândia – Antonio Márcio Teixeira da Silva
Em Varginha: Boa x Tupynambás – Ricardo Marques Ribeiro

MAMORÉ AGUARDA PROSSEGUIMENTO DO MÓDULO II

Por: Dr. Julio - 28/07/2020 - 11:02
O Mamoré aguarda a convocação da Federação Mineira de Futebol, quanto ao prosseguimento do Módulo II do Campeonato Mineiro, paralisado desde o dia 16 de março, com a partida entre Democrata e Betim, disputada numa segunda-feira no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, no encerramento da 6ª rodada da fase de classificação. O último jogo do Mamoré foi no sábado, dia 14, no Estádio Bernardo Rubinger, no empate em 0x0 diante do Ipatinga.

Já são 134 dias de paralisação, com os doze participantes na expectativa da continuidade da competição, para mais seis rodadas da fase classificatória e mais o quadrangular final, em que as equipes se enfrentarão em turno e returno para se conhecer aquelas que participarão da divisão principal em 2021. Segundo o regulamento específico da competição, serão mais 12 datas até o final.
Segundo o presidente Edson Reis, do Mamoré, “alguns clubes estão interessados no retorno em breve, o que não é o nosso caso. Acreditamos em retorno num cenário que possa ter público no estádio e que haja mudança no regulamento quanto a novas inscrições.”
Outro assunto muito comentado no momento é sobre a possibilidade de não haver o rebaixamento nesta temporada, por conta das dificuldades enfrentadas pelos clubes com a pandemia do coronavírus, seguindo-se as decisões adotadas nos campeonatos carioca e gaúcho.
O presidente falou desse assunto também: “Queremos ter a segurança de não haver rebaixamento nesta temporada”.
Família Esmeraldina 4
Para ajudar o clube, os torcedores podem aderir ao plano Família Esmeraldina 4, através do site oficial do clube ou na rua José de Santana, 641 ou ainda pelo telefone 9.9175-6787, para agendamento de uma visita. O plano prevê vantagens aos torcedores e pode ser quitado em até seis pagamentos no cartão de crédito. O valor total é R$ 600,00.

NO RETORNO DO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 28/07/2020 - 10:58
Cruzeiro fez 3×0 na URT na manhã deste domingo (26), no Mineirão, no retorno do Campeonato Mineiro, após 133 dias de paralisação, por conta da pandemia do coronavírus. 
Cacá aos 4 minutos, de cabeça e Thiago aos 11, anotaram os gols no primeiro tempo. Na etapa final, Marlon marcou o terceiro aos 8 minutos.
Cruzeiro vinha numa sequência de quase dez semanas de treinamento e se impôs física e tecnicamente sobre o Trovão Azul, que fez praticamente uma semana de intertemporada.
Com a vitória, a Raposa manteve a chance de classificação no G4, disputando vaga com a Caldense, sua adversária na próxima quarta-feira, em Poços de Caldas.
A URT receberá no mesmo dia, no Estádio Zama Maciel, o América, com a possibilidade de chegar entre os oito e disputar o Trofeu Inconfidência.
Cruzeiro
Fábio, Cáceres, Márlon, Cacá e Patrick Brey (João Lucas); Ariel Cabral e Jean (Machado); Stênio (Wellinton), Régis (Claudinho) e Angulo; Thiago (Judivan). Treinador: Enderson Moreira (estreia).
URT
Cris, Mizael, Davy, Rodolfo e Jhonathan Moco; Túlio, Arilson e Vítor Braga (Yan Gomes); William Mococa (Ian Augusto) e Júlio (Wembley) e Kesley. Treinador: Johnatan Alemão.
Receberam cartão amarelo: Rodolfo e Ian Augusto.
Dos onze que iniciaram a partida e os três que entraram no decorrer da partida, somente Cris, Túlio, Yan Gomes, Wembley e Kesley, faziam parte do elenco desde o início da temporada.
Apitou o jogo Paulo César Zanovelli, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira.
Foram verificados todos os detalhes do protocolo que deve ser seguido durante a pandemia, ainda sem a presença do público.

10ª rodada
10 horas
No Parque do Sabiá, o Uberlândia derrotou o Villa Nova por 2×1. Fábio Alves e Erick anotaram para alvi-verde e Laércio descontou para o Leão do Bonfim, que estreou o treinador Ademir Fonseca. 
Em Patrocínio, o Boa bateu o Patrocinense por 1×0, gol de Marcos Paulo e entra na briga por uma vaga no Trofeu Inconfidência. O CAP não pode mais chegar no G4.
11 horas
No Mineirão: Cruzeiro 3×0 URT
16 horas
No Independência: América 1×1 Atlético. Nathan marcou para o Galo no primeiro tempo. Na etapa final, o lider e único invicto América, empatou com Vitão.
Em Poços de Caldas: Tupynambás 0x4 Caldense, gols de João Vítor (2), Nathan (pênalti) e Caíque.
21h30
No Independência: Coimbra 1×2 Tombense. Admilton e Ibson marcaram para o Gavião Carcará e Guilherme, para o time de Contagem. Com a vitória, o Tombense é o novo líder.
Classificação
1º- Tombense – 23
2º- América – 22
3º- Caldense – 20
4º- Atlético – 19
5º- Cruzeiro – 17
6º- Uberlândia – 14
7º- Patrocinense – 12
8º- URT – 11 – 3 vitórias
9º- Boa – 11 – 2 vitórias
10º- Coimbra – 7
11º- Villa Nova – 4
12º- Tupynambás – 3
11ª rodada
A última rodada da primeira fase terá todos os seus jogos na quarta-feira (29), às 21h30:
URT x América – Zama Maciel
Atlético x Patrocinense – Mineirão
Caldense x Cruzeiro – Poços de Caldas
Tombense x Uberlândia – Tombos
Boa x Tupynambás – Varginha
Villa Nova x Coimbra – Nova Lima

quinta-feira, 23 de julho de 2020

DOMINGO PARA MATAR SAUDADE DO FUTEBOL

Por: Dr. Julio - 23/07/2020 - 13:22
Jogos sem público nos estádios e alguns times sem condições nem razoáveis de competitividade, mas é o “melhor que estamos tendo” para o momento. Antes isso do que nada e certamente todo mundo que gosta de futebol estará de olho na TV e ouvindo as rádios para acompanhar a penúltima rodada da fase de classificação do campeonato.
Curiosidade enorme se o América vai manter o embalo e belo futebol que vinha jogando. Acredito que sim, porque o time voltou a treinar quase ao mesmo tempo que os principais concorrentes ao título.
O novo Cruzeiro, agora do Enderson Moreira, que hoje está fora das quatro vagas nas finais do campeonato, ao mesmo tempo em que monta time para a disputa da Série B.
O Atlético com Jorge Sampaoli em seu segundo jogo, e time bem diferente da estreia dele em Nova Lima, contra o Villa. O que terá evoluído? Como será com os jogadores que chegaram?
E tem a disputa pela quarta vaga, hoje pertencente à Caldense. Tem Villa e Tupynambás no desespero contra o rebaixamento.
Enfim, viva o futebol e o retorno paulatino. Faz uma falta danada, tanto que estou sentindo falta até do estadual.
Cruzeiro x URT, 11 horas, no Mineirão. América e Atlético, no Independência, às 16, com transmissão pela TV Globo.
Uberlândia x Villa Nova, às 10 horas, no Parque do Sabiá; Patrocinense x Boa, às 16 e Tupynambás x Caldense, que será em Poços de Caldas, também às 16 horas, com mando de campo invertido, porque Juiz de Fora não poderá receber este jogo. E Coimbra x Tombense, Independência, 21h30.

DOMINGO NO MINEIRÃO

Por: Dr. Julio - 23/07/2020 - 13:13
Quando voltar aos gramados no domingo, para encarar o Cruzeiro na retomada do Campeonato Mineiro, a URT estará completando 133 dias desde sua última partida oficial, dia 15 de março diante do Tupynambás, no Estádio Zama Maciel (0x0) com portões fechados pela 9ª rodada. Nessa partida, a URT se livrou do risco de rebaixamento e carimbou pela oitava vez seguida sua participação na divisão principal de Minas Gerais em 2021.
O jogo de domingo contra a Raposa será no Mineirão, às 11 horas da manhã, com arbitragem de Paulo César Zanovelli, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lira. O Cruzeiro luta para figurar entre os quatro primeiros e participar das semifinais do Estadual.
Na próxima quarta-feira (29), a URT encerrará sua participação na primeira fase, recebendo o líder e classificado América, no Estádio Zama Maciel. Caso o Trovão Azul se classifique entre os oito primeiros colocados, ainda terá a disputa do chamado Trofeu Inconfidência, competição paralela às semifinais do Campeonato Mineiro, reunindo 5º x 8º, 6º x 7º.
O Técnico Johnatan Alemão conta com os seguintes jogadores, para o encerramento da temporada 2020:
Goleiros: Cris, Júnior e Leo;
Laterais: Mizael e Jhonathan Moc;
Zagueiros: Davy e Rodolfo;
Volantes: Túlio, Valkenedy, Yan Gomes e Wembley;
Meias: Arilson, Gabriel, Lélis, Matheus Miranda, Vítor Braga, Ian Augusto e Júlio Magalhães;
Atacantes: Kesley, William Mococa, Amorim e Matheus.

A comissão técnica é formada por:
Supervisor: Valtinho Souza
Treinador: Johnatan Alemão
Preparador físico: Gabriel Chagas
Auxiliar fisico: João Paulo
Massagista: Manoelzinho
Roupeiro: Henrique Micias

10ª rodada
Às 10h, no Parque do Sabiá: Uberlândia x Villa Nova
Às 11h, no Mineirão: Cruzeiro x URT
Às 16h, no Ronaldão:Tupynambás x Caldense
Às 16h, no Independência: América x Atlético
Às 16h, em Patrocínio:Patrocinense x Boa
Às 21h30, no Independência: Coimbra x Tombense

terça-feira, 14 de julho de 2020

JOGADORES DA URT SE APRESENTAM PARA REINÍCIO DE ATIVIDADES DO MINEIRO

Dr. Júlio - 14/07/2020 - 13:40 -  
A URT está de volta às atividades no futebol, após 120 dias de sua última partida pelo Campeonato Mineiro, no empate em 0x0 diante do Tupynambás no Estádio Zama Maciel. O jogo foi pela 9ª rodada com portões fechados, antes da paralisação por conta da pandemia do coronavírus.
Em oitavo lugar com 11 pontos, com três vitórias, dois empates e quatro derrotas, a URT não corre o risco de rebaixamento e se prepara para cumprir os dois jogos que lhe restam pela primeira fase da competição e retornar no ano que vem, pela oitava vez seguida, na elite do futebol mineiro.
Os próximos jogos serão contra o Cruzeiro, mando de campo da Raposa, a ser definido e, por último, contra o América, mando de campo do Trovão Azul. As datas definidas são: dia 26 de julho (domingo) e dia 29 (quarta-feira). Agora serão mais 13 dias até a re-estreia, com os jogos da 10ª e 11ª rodadas da fase de classificação.
A URT poderá realizar outras partidas, caso se classifique entre os oito primeiros. Nesse caso disputaria o Troféu Inconfidência, paralelamente ao Estadual, como foi decidido no Conselho Técnico. Participarão desse torneio, as associações classificadas do 5º ao 8º lugar. Os confrontos em jogo-único reunirão 5º x 8º, 6º x 7º, saindo-se daí os finalistas.
Lista da URT
Muitas novidades na lista da URT com praticamente a metade de jogadores que iniciaram a temporada 2020. Alguns estão se apresentando nesta segunda-feira e outros só chegarão amanhã, para testes e início dos trabalhos, com o comando do novo técnico Johnatan Alemão e o preparador-fisico Gabriel Chagas.
Goleiros: Cris e Júnior
Laterais: Mizael (D) e Jonathan Moc (E)
Zagueiros: Josué, Rodolfo e Wembley
Volantes: Valkenedy, Túlio, Yan Gomes e Arilson
Meias: Gabriel , Ian Augusto, Vítor Braga e Lélis
Atacantes: Kesley, Amorim e Júlio Magalhães
Outros da região: Léo (goleiro), Mateus Miranda (meia – Carmo do Paranaíba), Mateus (atacante – Três Marias).
Renê Silva também pode ser confirmado.
Iniciaram a temporada 2020
Cris, Júnior,Josué, Wembley, Amorim, Yan Gomes, Túlio, Valkenedy, Gabriel e Kesley. 
Desses aí quatro eram titulares: Josué, Túlio, Valkenedy e Kesley.
Novos contratados
Rodolfo, Jonathan Moc, Arilson, Vítor Braga, Lélis, Júlio Magalhães e Mizael.
Jogadores da região
Ian Augusto (de Patos, com passagem pelo Kosovo); Léo, Matheus Miranda e Matheus.

TUPYNAMBÁS e VILLA NOVA VÃO AO TJD

Por: Dr. Julio - 14/07/2020 - 13:36
Tupynambás e Villa Nova entraram com pedidos de liminar no TJD, para cancelar o retorno do Campeonato Mineiro no dia 26 e anulação de rebaixamento na atual competição. Os dois times frequentam a zona de rebaixamento, faltando duas rodadas para o fechamento da primeira fase. O Tupynambás terá pela frente Caldense e Boa, já o Villa Nova encara Uberlândia e Coimbra. Lembrando que as equipes de Juiz de Fora e de Nova Lima disputarão ainda neste ano, a Série D do Campeonato Brasileiro, com inicio previsto para Setembro.
Os clubes apontaram os motivos para a liminar: O alto índice de contaminados pela pandemia do coronavírus e, Minas Gerais; a queda de receitas; o curto prazo para contratações; impossibilidade de treinamento em algumas cidades; desequilíbrio técnico, com mudanças em muitas equipes.
Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol disse que “é um direito dos clubes ingressarem na Justiça, caso se sentissem prejudicados”.
Os 12 clubes particiiparam da última videoconferência para referendar o retorno da competição e dez concordaram com os termos propostas. Os que estão contra – Villa Nova e Tupynambás, são justamente os ameaçados pelo rebaixamento, pela péssima campanha realizada até aqui na competição. 
Aguarda-se o posicionamento do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais, Bruno Cândido de acatar ou não a solicitação dos clubes.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

CAMPEONATO MINEIRO DE VOLTA DIA 26 DE JULHO

Por: Dr. Julio - 10/07/2020 - 13:44
A FMF realizou na tarde desta terça (7) mais uma reunião em videoconferência com os clubes que participam do Campeonato Mineiro. Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol voltou a se encontrar com os doze representantes do Módulo I, em busca de soluções para dar prosseguimento à competição, paralisada no dia 15 de março, em função da pandemia de coronavírus.
Decisões
O Campeonato Mineiro será retomado no dia 26 de julho, data que havia sido proposta pela FMF junto às autoridades de saúde, no último dia 17 de junho. 
A tabela original foi mantida, ou seja, sem a sede única que estava sendo proposta. As equipes que não puderem mandar os jogos em suas cidades, em função da pandemia de coronavírus, deverão indicar um estádio em outro município.
No Momento, América, Atlético e Cruzeiro encontram essa dificuldade, pois a prefeitura de Belo-Horizonte ainda não fez a liberação para esse tipo de evento na capital do Estado.
Serão mais seis datas até o final da competição. São duas datas referentes à primeira fase (classificatória), as semifinais em duas partidas e as finais também em dois jogos.
O término previsto para o Campeonato será dia 12 de agosto, uma quarta-feira, caso não haja paralisação para jogos das competições da CBF, sabendo-se que as séries B e C começarão no dia 8 e a série A no dia 9 de agosto. 
O Troféu Inconfidência está mantido, com os confrontos entre as equipes classificadas em 5º, 6º, 7º e 8º, com uma alteração com referência ao número de jogos. O mata-mata será em jogo único entre 5º x 8º, 6º x 7º, com mando de campo das associações classificadas em 5º e 6º lugares. O vencedor do Troféu disputará com o campeão do interior, a chamada Recopa. Essas competições correrão paralelamente às semifinais e finais do Estadual. 
A Federação Mineira de Futebol bancará os testes para detecção da Covid-19, a serem feitos antes da primeira rodada da retomada dos jogos. 
Somente Villa Nova e Tupynambás votaram contra o retorno do Estadual em meio à pandemia do coronavírus. justamente os dois últimos colocados e mais ameaçados pelo rebaixamento. 
Jogos que faltam
10ª rodada:
Cruzeiro x URT
Tupynambás x Caldense
Coimbra x Tombense
Uberlândia x Villa Nova
América x Atlético
Patrocinense x Boa
11ª rodada:
URT x América
Tombense x Uberlândia
Caldense x Cruzeiro
Boa x Tupynambás
Atlético x Patrocinense
Villa Nova x Coimbra
Depois virão as semifinais, entre os quatro primeiros colocados e finais, além do Troféu Inconfidência, dos classificados de 5º a 8º lugares.
Classificação
1º- América – 21
2º- Tombense – 20
3º- Atlético – 18
4º- Caldense – 17
5º- Cruzeiro – 14
6º- Patrocinense – 12
7º- Uberlândia – 11
8º- URT – 11
9º- Boa – 9
10º- Coimbra – 7
11º- Villa Nova – 4
12º- Tupynambás – 3