sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O INTERESSE PELO MONTILLO E UM POSSÍVEL NEGÓCIO

Por: dr julio - 20-Nov-12 - 08:15


     No site Guerreiros dos Gramados mais um excelente texto da Viviane Rodrigues, do qual só discordo em um ponto: grandes jogadores interessam a muitos clubes sim, inclusive nesta reta final de brasileiro, porém, o mercado tem ciência das oportunidades de negócio. Um jornal do Rio chegou a garantir, ontem, que Ronaldinho Gaúcho tinha acertado com o Fluminense. Mesmo dia que o Atlético anunciou a renovação.

      Bernard interessa a clubes europeus, e infelizmente, creio que vai embora. Mas, diferente de outros tempos, sairá por muito dinheiro e não por preço de banana, que o Atlético negociava em outros tempos, quando vivia na bacia das almas e administrado por quem pensava pequeno.

      Além do mais que clube ou empresário do Brasil está  em condições de ao menos tentar tirar jogadores do Fluminense, Grêmio e São Paulo, que assim como o Atlético se prepara visando a Libertadores 2013? Grandes nomes do Fluminense e Grêmio, por exemplo, como Fred e Zé Roberto, na idade que estão e já tendo ficado ricos lá fora, seriam hoje boas oportunidades de negócios? O São Paulo já vendeu o Lucas; haveria mais algum destaque lá para o exterior? Pois no Brasil, ninguém teria condição de contratá-lo.

     O presidente do Palmeiras disse que Barcos ficará em 2013, pois tem contrato. Foi peitado publicamente pelo próprio atacante que o desautorizou. Disse que quem sabe da vida dele é ele e mesmo tendo contrato não deverá ficar porque quer ficar na vitrine, por causa da seleção argentina.

       Que o Palmeiras disputará a Libertadores, porém, se não montar time, sairá na primeira fase e a Segunda Divisão brasileira não interessa como vitrine. Ou seja: a partir de agora os interessados no Barcos vão brotar de todo canto, do Brasil e do exterior.

       Por outro lado, além da própria torcida do Cruzeiro estar dividida em relação ao Montillo, ele tem 28 anos de idade, quer fazer seu pé de meia e já foi uma luta segurá-lo no início deste ano. E o Brasil sabe que a Raposa não nada em dinheiro como em outros tempos.

FICAMONTILLO

        A novela recomeçou e os primeiros capítulos da reprise já cansam. Acho impressionante como um jogador que vem de duas temporadas irregulares e questionáveis desperta tanto interesse de muitos clubes. Parabéns Montillo, você ganhou o status de Super Craque, mesmo conquistando apenas o Campeonato Mineiro vestindo o manto celeste.

      Não vejo o mesmo interesse dos clubes brasileiros em outros jogadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro. E a lista desses é de respeito: Fred e Wellington Nem pelo campeão Fluminense; Bernard pelo terceiro colocado CAM e Barcos, o argentino que conseguiu se destacar na campanha pífia do rebaixado Palmeiras, são alguns atletas que, por enquanto, não têm propostas dos times brasileiros ou estrangeiros. Também não ouço especulações sobre os jogadores do provável vice-campeão Grêmio, nem do quarto colocado São Paulo. Por que?

     Acredito que o principal neste momento é transparência por parte da diretoria do clube. Nenhum jogador é inegociável, mas time de futebol vive e constrói sua história com títulos e para conquistá-los é necessário ter bons jogadores, como Montillo. Outro ponto importante é saber se o jogador quer ficar em BH, caso contrário, o melhor é fazer dinheiro, mas sem reforçar adversários, né? Já que ele está tão valorizado, o que não falta no mercado é empresário bom para negociá-lo com clubes do exterior.

      As opiniões dos torcedores celestes se dividem, alguns acham que o Cruzeiro não deve vendê-lo (me incluo nesta turma) se quer montar um time vencedor em 2013, quando terá de novo sua casa.

     Outros acham que nenhum jogador é insubstituível (e realmente não é) e que associada a boa proposta especulada à sua idade o argentino deveria ser negociado. Acho que são bons os argumentos da turma que aceita a venda, mas é bom lembrar que Alex, o Talento, saiu do clube em 2004 e a Raposa só conseguiu um outro meia para substituí-lo a altura com a chegada do Hermano em meados de 2010, e mesmo com Montillo há dois anos no clube lá se vão dez anos sem conquistas.

     A venda ou manutenção do Montillo no clube indicará qual é o propósito dos dirigentes celestes: montar um time para vencer campeonatos ou contratar jogadores para apenas disputá-los. Acredito que esta decisão interferirá diretamente no apoio do torcedor em 2013, porque dois anos de sofrimento bastam. #FicaMontillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário