domingo, 29 de março de 2020

OLIMPÍADA ADIADA

Por: Dr. Julio - 29/03/2020 - 13:25
Raras pessoas ou segmentos profissionais no planeta não estão pagando caro a sua cota de sacrifício por causa da COVID-19, a pandemia mundial. Mas há quem esteja se beneficiando dela: o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o publicitário Marcos Valério, por exemplo, que foram mandados para casa pela justiça.
Depois de muita relutância o Comitê Olímpico Internacional – COI -, e o governo japonês decidiram adiar para 2021 os Jogos Tokyo 2020. Demoraram até quando não dava mais para esperar. Óbvio, os prejuízos são astronômicos, financeiros e esportivos. Mas, não havia outro jeito.
No momento em que vi a notícia na TV, fiquei imaginando a cabeça das autoridades e executivos responsáveis por tomar decisões como essa. Questão de vida ou morte, de empresas, e principalmente de gente. Imediatamente me vieram a lembrança de nomes como Ricardo Vescovi (presidente da Samarco/Vale no massacre de Mariana) e Fabio Schvartsman, presidente da Vale no massacre de Brumadinho), quase esquecidos e por aí, levando suas vidas. Coincidente, no mesmo momento recebi essa mensagem via Whatszapp:
* “Na dúvida sobre isolamento?
Pense no Presidente da Vale SA decidindo se fechava ou não a Mina do Feijão. O prejuízo seria enorme, empregos seriam perdidos e a economia direta e indireta de Brumadinho afundaria. Decidiu não fechar! Afinal, apesar do risco conhecido, não se tinha certeza se a barragem iria se romper. Se rompesse, não se sabia quantos iam morrer. Fechar seria “irresponsável”, ato de um “histérico” e “lunático”. Ele preferiu ser apenas o Presidente da Vale! Muitos lhe deram razão. Até aqueles que hoje estão mortos. Mas depois da tragédia consumada, todos o acusam de criminoso. Ninguém duvida que ele tomou a decisão errada. Mas aí, já era tarde.
Boa reflexão a todos!””

sexta-feira, 27 de março de 2020

ESTADOS UNIDOS NO OLHO DO FURACÃO

Por: Dr. Julio - 27/03/2020 - 15:37
Essa imagem da TVE da Espanha é de arrepiar: orientações sobre o que fazer com os cadávares em decorrência do coronavirus.
Agora há pouco os Estados Unidos deram um salto assustador no número de registros e mortes por coronavirus
Dentro de casa, zapeando por canais de TV e rádio de Minas, Brasil e mundo inteiro, paro por mais tempo na TVE da Espanha, na italiana Rai, na portuguesa SIC, na franco/canadense TV5Monde, na japonesa NHK, da alemã Deutsche Welle e nas CNN/EUA e agora a CNN/Brasil, além das nossas Band News, Record e Globo News. Tentando entender o que está acontecendo com o mundo e o que poderá vir por aí.
Pista de patinação no gelo servirá de necrotério em Madri durante epidemia de coronavírus
Na verdade ninguém tem certeza de nada e de vez em quando aparecem uns lunáticos tentando minimizar a questão da saúde para agradar aos donos do mercado financeiro. Lembrei-me de duas frases que li das redes sociais, que merecem reflexão: “O falido se recupera, o falecido não” e “A tendência é o COVID-19 matar mais CNPJ do que CPF”. Ambas têm razão e o que é preciso é calma e muita conversa entre as autoridades dos setores diretamente envolvidos para que os múltiplos interesses e necessidades sejam conciliados e postos em prática.
Bill Gates alertou muito antes sobre essa pandemia mortal e estava agora há pouco, ao vivo, na CNN/EUA
Dia mais mortal até agora nos Estados Unidos. Pelo menos 248 mortes relatadas
Colapso do atendimento nos hospitais, medo manifestado pelo Ministro Mandetta, de que ocorra no Brasil. Na Espanha virou terror, com mais de três mil mortos já.

CORONAVIRUS NO FUTEBOL

Por: Dr. Julio - 27/03/2020 - 15:33
Foto:veja.abril/Giuseppe Maffia/Getty Images
Lamentável que o futebol esteja parado no mundo todo, nossos campeonatos com futuro incerto e até os Jogos Olímpicos de Tóquio cancelados. Mas a situação é séria e as medidas foram e são necessárias. Giorgio Gori, prefeito de Bérgamo, que fica a 52 Km de Milão, concedeu entrevista e deu exemplo de como o coronavirus se multiplica. Ao mesmo tempo em que explica porque a Itália tem sido o país mais afetado, com quase sete mil mortos, tendo Milão e Bergamo como os olhos deste furacão. Para ele o jogo entre Atalanta e Valencia pela Liga dos Campeões, dia 19 de fevereiro, no estádio San Siro em Milão, foi uma “bomba biológica”, que espalhou o vírus para a cidade, para a itália e para a Espanha, já que os milhares de torcedores do Valência retornaram para casa infectados. Da Itália, cuja economia é baseada no turismo, para dezenas de países do mundo, Brasil incluído. Milão tem um dos aeroportos internacionais mais movimentados da Europa.
Mais ou menos 40 mil torcedores pegaram estrada de Bergamo para Milão. Retornaram felizes com a goleada de 4 a 1 sobre o Valência, neste jogo que era o de ida, pela Liga dos Campeões. Porém, como disse o prefeito Giorgio Gori, “O jogo foi uma bomba biológica. Naquela época, não sabíamos o que estava acontecendo. O primeiro paciente na Itália surgiu em 23 de fevereiro. Se o vírus já estava em circulação, os 40 mil torcedores que foram ao San Siro foram infectados. Ninguém sabia que o vírus estava circulando entre nós”.
A aglomeração do estádio San Siro se estendeu por bares, restaurantes e outros lugares de Milão, já que foi uma goleada histórica e as festas de comemoração rolaram soltas. Dias depois o Valencia informava que quase todos os seus jogadores e comissão técnica também estavam infectados. E o jogo de volta foi de portões fechados, como medida preventiva. Mas aí já era tarde. Além de perder novamente, 4 a 3, o Valência virou referência de  como o coronavirus entrou de forma tão violenta na Espanha, que até o momento em que eu escrevia esta coluna, contava 4.089 mortos.
Enquanto eu escrevia, eram quase 8 mil mortos na Itália em decorrência da pandemia. A Lombardia, região onde se encontram Bérgamo/Milão, é recordista, com mais de 500 mortes. As funerárias não estão dando conta dos funerais. De acordo com o prefeito Giorgio Gori, o grande “estopim” para explodir o contágio em Bérgamo foi o Hospital Alzano Lombardo, já que no início, ninguém sabia o que estava acontecendo: “O jogo foi um fator, mas o hospital é a explicação mais plausível. Não sabemos exatamente quando, mas um dia um paciente apareceu com pneumonia, e os sintomas não foram reconhecidos. O paciente estava junto com outros pacientes, que se infectaram, assim como médicos e enfermeiros – afirmou o prefeito. Nossa defesa foi construída enquanto a epidemia crescia. Nós subestimamos os riscos. Sabendo o que aconteceu na China, toda a Europa deveria ter se preparado melhor. Ao mesmo temo, estamos vendo governantes que não estão agindo rápido o suficiente.”
Pois é! Agora que todos sabemos o que é o problema, e como evitar ser contaminados, cuidemo-nos.

quarta-feira, 25 de março de 2020

FMF DESCARTA CANCELAR O MODULO II DO MINEIRO

Por: Dr. Julio - 25/03/2020 - 22:34
O Mamoré participou de uma reunião on-line com a Federação Mineira de Futebol, juntamente com as outras 11 equipes participantes do Módulo II. O presidente da FMF, Adriano Aro, fez a abertura da reunião pouco depois das duas da tarde.
No início de sua fala, o presidente disse que o cancelamento da competição está descartado. Para que isso ocorresse, segundo o dirigente da FMF,  teria que haver a concordância unânime dos 12 clubes, para dessa forma, determinar os dois primeiros colocados com vagas garantidas no Módulo I e os dois últimos, como rebaixados para a terceirona de 2021.
Como não houve o consenso essa hipótese foi prontamente descartada.
O que foi aprovado entre os clubes é que poderão ser feitas as rescisões de contratos com os atletas e comissões técnicas neste mês de março, em acordo e interesses de ambas as partes.
O Presidente Adriano Aro disse que “antes de maio, é nula a possibilidade de retomar o campeonato“. Ressaltou que a Federação tem interesse em concluir o Módulo II da temporada.
Nova reunião
O presidente da FMF ainda convocou os 12 clubes para nova reunião, marcada para o dia 22 de abril. Nesse próximo encontro vai ser tratado o assunto referente às inscrições de novos atletas, caso aqueles que estejam prestando serviço agora, não mais se interesem em retornar aos seus times.
É bom lembrar que, segundo o regulamento, são permitidas 30 inscrições por equipe, durante todo o campeonato. A possibilidade, no próximo encontro é que esse limite sofra alteração, mas não há nada decidido até o momento.
O Mamoré foi representado pelo seu presidente Edson Reis, que deixou bem claro o seu posicionamento, de que fosse cancelado o Campeonato, sem acesso e sem rebaixamento de equipes.
O presidente falou do prejuízo financeiro em qualquer das hipóteses: “isso é irreversível. Os patrocinadores, os investidores, não há como voltar atrás. Esse prejuízo já está estabelecido”.
Edson Reis terminou dizendo: “O campeonato, até o presente momento, não foi cancelado e a Federação tem interesse em dar continuidade nele, podendo ser no meio do ano, dependendo do cenário do coronavírus”.

terça-feira, 17 de março de 2020

SUSPENSÃO DAS COMPETIÇÕES

Por: Dr. Julio - 17 de Março de 2020 - 15:49

Ofício FMF/PRES/005/2020 (Circular)
COVID-19 (CORONAVÍRUS). 

A Presidência da Federação Mineira de Futebol, no uso de suas atribuições legais, 
Considerando as orientações do Ministério da Saúde em relação à pandemia do COVID-19 (Coronavírus) que atualmente assola o país; 
Considerando que esta Entidade está comprometida com a prevenção do COVID-19 (Coronavírus) diante do risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade à saúde dos jogadores, membros de comissões técnicas e de torcedores;
 Considerando a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender as competições nacionais em andamento; 

RESOLVE SUSPENDER, a partir desta terça-feira, dia 17/03/2020, por prazo indeterminado, o Campeonato Mineiro SICOOB 2020 – Módulo I e o Campeonato Mineiro 2020 -

 Módulo II. 

A partida entre as equipes do Democrata/GV e Betim Futebol, válida pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro 2020 – Módulo II, designada para o dia 16/03/2020, às 20:30 horas, em Governador Valadares, está mantida e deverá ser realizada com portões fechados, conforme Ofício FMF/PRES/004/2020. 

Publique-se, comunique-se e cumpra-se. 

ADRIANO GUILHERME DE ARO FERREIRA
 PRESIDENTE

URT JOGA MAL NOVAMENTE

Por: Dr. Julio - 17 de Março de 2020 - 15:40
Um jogo para ser esquecido pela URT, que jogou mal em casa, diante do lanterna do Campeonato Mineiro, a equipe do Tupynambás de Juiz de Fora, na tarde deste domingo (15). Placar final: 0x0, num jogo sem torcida e sem tempero, pelo futebol apagado apresentado principalmente pelo Trovão Azul, que só levou perigo à meta do Baeta, na reta final da partida, com uma cabeçada de Roni e uma jogada individual de Márcio Passos, que finalizou para a defesa do goleiro Zuba.
O Tupynambás havia desperdiçado uma grande chance no primeiro tempo, aos 25 minutos, quando Fabinho ficou cara a cara com Neguete e finalizou para fora. No segundo tempo, outro momento de perigo do Baeta, com uma jogada de Álisson, que tinha tudo prá balançar as redes e mandou por cima do travessão.
E a URT que havia jogado mal fora de casa contra Tombense, Boa e Uberlândia, desta vez não conseguiu mostrar um bom futebol no Estádio Zama Maciel.
O empate deixa a URT com 11 pontos e,com essa pontuação, não cai prá segundona e vai brigar por vagas do 5º ao 8º lugares, para disputar o Troféu Inconfidência. Já o Tupynambás continua sem vencer e lutando contra o rebaixamento.
URT
Neguete, Jefferson, Audálio, Josué e Izaldo; Márcio Passos, Valkenedy e Carlos Magno; Pitbull (Maranhão), Roni e Fernandinho (Kesley). Treinador: Ademir Fonseca.
Josué e Roni receberam o terceiro cartão amarelo e não podem participar da próxima partida. Izaldo levou o amarelo.
Tupynambás
Zuba, Grafite, Adriano, Silvão e Adriano Silva; Leo Salino, Vinícius, Fabinho (Renan) e Álisson; Sávio (Jair) e Bruno (Ademilton). Treinador: Guiba (estreia).
O zagueiro Adriano levou o cartão amarelo.
Ricardo Marques Ribeiro apitou o jogo, auxiliado por Luiz Antonio Barbosa e Filipe Ramos de Santana.

Essa partida, como todas as outras dos Módulos I e II  neste final de semana, foi disputada sem a presença do torcedor. A medida foi adotada pela Federação Mineira de Futebol, atendendo recomendação do Ministério da Saúde, para que os portões fossem fechados, na batalha de se conter a propagação do Coronavírus. A FMF ainda não decidiu como ficará a próxima rodada. A medida poderá voltar a ser adotada na próxima rodada. Existe ainda a possibilidade de paralisação das competições até que a situação se normalize.

Placar da 9ª rodada
Sábado
Em Tombos: Tombense 2×1 Caldense
Em Nova Lima: Villa Nova 1×3 Atlético

Domingo
Em Varginha: Boa 2×2 Uberlândia
No Independência: Cruzeiro 0x1 Coimbra
Em Patrocínio: Patrocinense 0x1 América
Em Patos de Minas: URT 0x0 Tupynambás

Paralisação
Devido ao Coronavírus, a FMF, seguindo decisão em nível nacional tomada pela CBF, resolveu suspender todas as competições oficiais a partir de terça-feira, dia 17. Com isso, ficam paralisados até segunda ordem, os campeonatos do Módulo I e do Módulo II.

MAMORÉ EMPATA COM IPATINGA

Por: Dr. Julio - 17 de Março de 2020 - 15:37
O Mamoré continua sem vitória e sem marcar gol no Módulo II do campeonato mineiro 2020, depois do 0x0 diante do Ipatinga, neste sábado (14), no Estádio Bernardo Rubinger, pela 6ª rodada. Agora são três empates e três derrotas.Só na atual temporada, são 540 minutos sem balançar as redes. São 796 minutos sem gol, somando-se os últimos jogos da Terceirona do ano passado.
No primeiro tempo, a equipe teve dificuldades de criação de jogadas e os atacantes, principalmente Dalmo, estava muito isolado. Na etapa final, a equipe de Luiz Antonio melhou, melhorou, buscou o ataque, houve dedicação dos jogadores, mas não foi desta vez que conseguiu marcar o seu gol. O treinador falou em “melhorar a parte tática e a parte física, mas está longe daquilo que o Mamoré precisa prá sair dessa situação”.

Mamoré
Marcão, Matheus Batalhão, Gabriel Marques (Lucas Leal), Anderson e Gustavo Cristo; Gilson, Marcelo Júnior , Luiz Henrique (Zaneti) e Léo Ares; Dalmo e Peu. Treinador: Luiz Antonio Coelho.
Ipatinga
Paulo Vítor, Leonardo, França, José Leandro e Luciano Pit; Caetano, Richard Henrique (Anderson), Marcos e Tchô; Marcus Vinícius (Flávio Henrique) e Chris (Clayton). Treinador: José Ângelo.
Apitou o jogo Taitson José de Oliveira, auxiliado por Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Marciano Pires de Lima.
A partida foi realizada sem a presença de torcida, como em todas as outras programadas para este final de semana pelos Módulos I e II do Campeonato Mineiro, cumprindo determinação da Federação Mineira de Futebol. A recomendação foi do Ministério da Saúde, para que sejam evitadas aglomerações de pessoas, com o objetivo de se evitar a proliferação do Coronavírus (Covid-19).
Resultados da rodada
Em Pouso Alegre: Pouso Alegre 1×0 CAP Uberlândia
Em São João Del Rey: Athletic 2×0 Serranense
Em Divinópolis: Guarani 0x4 Democrata de Sete Lagoas
Em Patos de Minas: Mamoré 0x0 Ipatinga
Em Muriaé: Nacional 2×0 Tupi

Segunda-feira
Em Governador Valadares: Democrata x Betim (20h30)


CAMPEONATO MINEIRO COM PORTÕES FECHADOS

Por: Dr. Julio - 17/03/2020 - 15:23
A Federação Mineira de Futebol determinou que as partidas desse final de semana, serão realizadas sem a presença de público. A medida é válida para os jogos do Campeonato Mineiro do Módulo I e também do Módulo II. A medida tem como objetivo evitar aglomerações de pessoas devido à pandemia do coronavírus, por recomendação do Ministério da Saúde.
Assim, todos os jogos da 9ª rodada do Módulo I e 6ª rodada do Modulo II serão disputados com portões fechados, incluindo Mamoré e Ipatinga, nesse sábado (14), às 15h30 no Estádio Bernardo Rubinger e URT contra o Tupynambás, no domingo (15), às 16h, no Zama Maciel.
Algumas equipes mandantes, que haviam vendidos ingressos antecipadamente, terão que reembolsar aos seus torcedores.
Nota da FMF
A Presidência da Federação Mineira de Futebol, no uso de suas atribuições legais,
Considerando as orientações do Ministério da Saúde em relação à pandemia do COVID-19 (Coronavírus) que atualmente assola o país;
Considerando que esta Entidade está comprometida com a prevenção do COVID-19 (Coronavírus) diante do risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade absoluta à saúde dos jogadores, membros de comissões técnicas e de torcedores;
Considerando a proximidade dos jogos já designados para o próximo final de semana e que algumas equipes já se encontram em trânsito para a realização dos mesmos.
RESOLVE
Os jogos da 9ª Rodada do Campeonato Mineiro SICOOB 2020 –Módulo I e da 6ª Rodada do Campeonato Mineiro 2020 –Módulo II deverão ser realizados com portões fechados.
Eventuais torcedores que tenham adquirido ingressos para as partidas das rodadas em referência deverão buscar informações relativas ao ressarcimento com as agremiações responsáveis pela comercialização.

quinta-feira, 12 de março de 2020

BOM RESULTADO DO AMÉRICA E ETC.....

Por: Dr. Julio - 12/03/2020 - 12:35


O Coelho ficou no 0 a 0 pela Copa do Brasil e decidirá a vaga em casa, na próxima quinta-feira, 19h15, no Independência. Pelo Campeonato Mineiro, uma vitória sobre o Patrocinense, domingo, em Patrocínio, garante vaga antecipada na semifinal, caso o Cruzeiro perca para o Coimbra.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fala mais lúcida depois do vexame contra CRB foi a do Robinho: “Agora chegou a realidade do Cruzeiro…”


No SuperFC: “Tem que ter tranquilidade e avaliar o que foi bom e o que foi ruim. Agora chegou a realidade do Cruzeiro, jogos que realmente serão confrontos diretos para o nosso primeiro objetivo que é o acesso. Temos que entender que a realidade do Cruzeiro será essa agora, times competitivos. Temos, o mais rápido que possível, estar melhor para competir melhor.
Como diz o Tostão, “o resto é perfumaria”.
O jogo de volta será no dia 18 de março em Maceió. Em caso de vitória azul com o mesmo placar ou mesma diferença, pênaltis. O Cruzeiro se classifica se vencer por três ou mais gols de saldo.

URT BRIGA PARA NÃO SER REBAIXADO

Por: Dr. Julio - 12/03/2020 - 12:32
Precisando de um ponto nos três próximos jogos do Campeonato Mineiro, para afastar risco de rebaixamento, a URT entra em campo no próximo domingo (15), no Estádio Zama Maciel contra o lanterna Tupynambás, que ainda não venceu na competição, depois de oito rodadas realizadas.
O Trovão Azul vem de derrota no Parque do Sabiá para o Uberlândia por 2×0, resultando na perda de duas posições, agora em 8º lugar na fase classificatória, com 10 pontos.
O técnico Ademir Fonseca, que foi expulso contra o Villa Nova, cumpriu suspensão e pode retornar ao banco de reservas, para orientar o time no gramado. O lateral-esquerdo Izaldo cumpriu suspensão automática e está de volta à sua posição. Já o zagueiro André Santos, expulso no Triângulo, cumprirá suspensão automática.
O adversário, Tupynambás, mudou mais uma vez de treinador. Caiu Karmino Colombini e entrou Guiba. É o quarto treinador do Baeta na temporada 2020.
Ingressos
A diretoria fará promoção de ingresso no jogo de domingo: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Mulheres e crianças até 12 anos pagarão R$ 5,00.
O último treinamento para definição do time para o compromisso contra o Baeta será sábado de manhã, no Zama Maciel. 
Depois desse jogo, ficarão faltando mais dois, na primeira fase: O Cruzeiro no Mineirão e o América no Estádio da Avenida Brasil.

MAMORÉ REFORMULA ELENCO

Por: Dr. Julio - 12/03/2020 - 12:30
Só a vitória interessa para o Mamoré, no jogo de sábado (14), às 15h30, no Estádio Bernardo Rubinger, diante do Ipatinga, pela 6ª rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. A equipe esmeraldina, em cinco jogos, ainda não conseguiu vencer na competição, ocupando a última colocação com apenas dois pontos e sem marcar gols em 450 minutos disputados, só na competição desse ano. 
O último gol marcado pelo Sapo em competições oficiais foi em 28 de setembro de 2019, na vitória de 1×0 sobre a Sociedade Esportiva Patrocinense, pela terceirona mineira, aos 14 minutos do primeiro tempo. Depois disso, o Verde ficou sem marcar nos dois jogos da semifinal diante do Betim. Desde então são 706 minutos sem balançar as redes.
O técnico Luiz Antonio Coelho aposta na renovação da equipe, com novas contratações. Luiz Henrique e Marcelo Júnior estrearam no último fim de semana. Aguardam-se as estreias dos atacantes Dalmo e Peu. Dalmo, de 36 anos, jogou na Patrocinense em 2013 e estava no União Beltrão do Paraná. Pedro Victor Barbosa Ribeiro, o Peu, tem 23 anos e vem do PSTC do Paraná, tendo jogado com o técnico Luizinho, no Valadares em 2019.
Mamoré e Ipatinga terá a arbitragem de Taitson José de Oliveira, que virá a Patos de Minas pela primeira vez. A última partida em que ele atuou como árbitro, foi no empate entre Tupi e Democrata de Sete Lagoas, em 1×1, no Módulo II, no dia 29 de fevereiro, em Juiz de Fora.

quarta-feira, 11 de março de 2020

CHUPA SANGUE

Por: Dr. Julio - 11 de Março de 2020 - 15:14
A frase no alto da página do Super Notícia de hoje dá o tom do que quer o novo técnico do GaloAcredito muito no trabalho dele e com os reforços necessários poderá dar grandes alegrias à torcida. Mas não tem pavio. Só deu uma amansada durante a Copa da Rússia, quando a seleção argentina corria risco de ser eliminada na primeira fase, e ele teve que dialogar com Messi e cia.
Custódio Pereira Neto, da Cariogalo e um dos maiores incentivadores do Consulados do Galo pelo mundo, twittou sobre o trecho da entrevista do Jorge Jesus à FOX Sports em que ele fala que recusou a proposta do Atlético porque queria dirigir uma equipe que pudesse disputar títulos: “Declaração que mostra que o futebol tem uma lógica a ser observada para o Clube empilhar taças. Quem conhece o mínimo de futebol sabia que o Galo não tinha quaisquer condições de título em 2019, muito pelo contrário.”
Concordo plenamente com ele e felizmente, o outro Jorge, o Sampaoli, parece ter acertado com a diretoria do Atlético que ele terá reforços de verdade para montar um time competitivo. Aliás, a primeira coletiva do novo treinador atleticano foi bem realista, da forma como o futebol brasileiro não está acostumado. Normalmente, técnico e jogador que é apresentado, procura fazer média, dizendo que o “grupo é bom”, “vim pra somar”, e etecetera e tal.
Sampaoli chegou chutando a lata: “…este time me parece um pouco apagado, um pouco temeroso. Jogadores que tiverem temor não vão poder estar aqui. A ideia é que a gente vá a campo e tomemos frente a qualquer equipe que enfrentarmos… Vamos começar do zero, temos que armar tudo rápido, para conseguir alcançar equipes em um campeonato muito exigente, que é o Brasileirão. Não teremos Copa e isso nos dará possibilidade de trabalhar muito mais daqueles times que tem que disputar mais de um torneio…”
Caso os resultados sejam satisfatórios e o Galo pelo menos brigue na parte de cima da tabela, todo o mundo alvinegro ficará feliz e ninguém vai querer saber detalhes do contrato com Sampaoli e nem quem vai pagar todas as contas. Em caso contrário, salve-se quem puder.

1970/80 - TRÊS GRANDES GOLEIROS

Por: Dr. Julio - 11 de Março de 2020 - 15:08
Três grandes goleiros que fizeram história no futebol mineiro e brasileiro. Três figuras humanas fantásticas: Vitor Braga (esq.), Paulo Monteiro e RaulPaulo jogou no nosso Democrata de Sete Lagoas, Atlético e Santos; Vitor no Cruzeiro e Santos; Raul no Cruzeiro e Flamengo.
O goleiro Fábio começa pavimentar o caminho para virar dirigente. Na entrevista que deu segunda-feira pós derrota no clássico, a fala dele soou mais como de dirigente do que de jogador. Possivelmente cavando vaga no próprio clube como dirigente para quando acabar a vida de boleiro. Faltou a ele essa postura de liderança firme durante a campanha do time no Brasileiro do ano passado, especialmente quando as coisas ficaram ruins e o risco de rebaixamento se tornou iminente. Ouvi essa crítica a ele do ex-goleiro Vitor, que atuou em alguns dos maiores times da história do Cruzeiro, e para quem o Fábio não é “jogador de grupo”, pois “se esconde quando o bicho pega”.
Aliás, Vitor lamentou demais a saída do Rafael, principalmente indo para o Atlético. Para ele a diretoria deveria ter investido neste goleiro, que “está maduro e pronto para ser titular de qualquer time do Brasil, depois de tantos anos sendo preparado na Toca da Raposa”, disse.
Da esquerda para a direita, Zé Carlos, Nelinho, Procópio, Vitor, Perfumo e Vanderlei; Eduardo Amorim, Palhinha, Cândido, Dirceu Lopes e Lima, que era reserva do Joãozinho. Este time tinha outros grandes jogadores, como o zagueiro Darci Menezes e o saudoso Roberto Batata. O técnico era o Hilton Chaves.

terça-feira, 10 de março de 2020

TRINTA DIAS NA PANHA DE CAFÉ

Por: Dr. Julio - 10/03/2020 - 14:54

TRINTA DIAS NA PANHA DE CAFÉ NO SERTÃO EM TOMBOS

Por: Dr Julio - 15-Jun-13 - 11:33 


      IMAGENS DO PAVÃO DA FAZENDA DO SERTÃO




Chama-se pavão a aves dos génerosPavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a caudaextravagante do macho teria um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e seriam um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.
cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de corese beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.
No topo de cada fileira de penas do pavão você verá um ocelo redondo e brilhante, ou um pequeno olho. Ocelo deriva do latim "oculus", que significa "olho". Esses pontos iridescentes são o que dão a dimensão exótica às plumas.
Em um estudo realizado no Japão, foi contestada a crença por trás da ornamentação das plumas do pavão, se concluindo que quanto mais o macho se agitar diante de uma fêmea, mais chance ele teria de conquistá-la. Por conta dessa interação, os pesquisadores dizem que talvez sejam seus movimentos e gritos de acasalamento - e não os famosos ocelos - que mais atraiam as fêmeas. Durante um estudo de sete anos dos rituais de acasalamento dos pavões, os pesquisadores descobriram que mesmo os machos com um leque pouco atraente e com menos ocelos chamaram a mesma atenção que os outros.1

Repórter conheceu de perto as dificuldades da profissão 
  Quem bebe um cafezinho a toda hora, raramente se lembra do sacrifício que foi feito para ele estar ali, espantando o frio ou o sono. Principalmente nessa época em que nossa região o fruto é tirado do pé por colheita manual.O Dr Julio acompanhou alguns panhadores no cafezal da Fazenda do Sertão no mês de maio/junho.  
    Influência da bebida é tão grande que quando chega esse tempo de panha, toda a economia da cidade muda, muita gente deixa de trabalhar como faxineira, pedreiro ou doméstica, entre outras profissões, para ir para a lavoura. A rotina durante os três meses ou mais de colheita é a mesma: acordar cedo, organizar o que levar (o almoço, água, “colocar a roupa de briga”) e caminhar até o ponto, onde o ônibus passa. E ele vai cheio. A lavoura é perto da cidade, na estrada de terra que vai para o Sertão. Com bom humor a turma se divide pelas ruas e começa a encher os sacos que lá no final do dia são medidos. A medida é de 62 litros e dependendo da lavoura os apanhadores tiram de 3 a 20 medidas por dia. O pagamento é feito toda semana trabalhada. Com neblina até dá para tomar um cafezinho antes de começar, evitando se molhar muito enquanto panha o café que, na Fazenda do Sertão, alcança aproximadamente uns 2 a 4 metros de altura. Por isso o pessoal usa escada. Puxa daqui, quebra galho dali. A rua possui 220 mil pés de café, que demoram cerca de várias semanas para acabar. Alguns pés ainda servem de cabideiro, escoram os embornás e blusas. Na hora do almoço, a boia deixa de ser fria, seja por uma fogueira ou por uma boca de fogão improvisada (uma latinha  com álcool e fogo).  E tem gente de toda idade, da turma de 30 panhadores, o mais velho tem 67 anos, o brincalhão seu Joel. E o responsável dos panhadores é seu João Neném da turma de Tombos, que vai acompanhado da mãe,irmãos e esposa e filhos, que são a favor desse trabalho . E segundo sua mãe dona Tereza, eles vão porque gostam, “Graças a Deus”.Eles sentam nos primeiros bancos do ônibus e dificilmente faltam ao serviço.E da turma da Pedra Dourada de aproximadamente 20 panhadores, o incrível Zezé que dedica-se intensamente ao trabalho. Esta é a forma em que ele encontra para sentir-se vivo.O trabalhador do campo ainda é pouco valorizado. As mãos ficam calejadas, é necessário enfrentar o sol, o frio, a neblina, a chuva. E detalhe: mesmo com sacrifício não perdem a esportiva! O dia todo contam casos, piadas, cantam, assobiam, trocam experiências. É preciso além de saúde, disposição. A cada cafezinho dê ainda mais valor a esse momento.
FOTOS:  
































     MEDIÇÃO DO CAFÉ NA LAVOURA






















 TURMA DA PEDRA DOURADA - NA ESQUERDA- RESPONSÁVEL  ZEZÉ  











 JOÃO NENÉM, RESPONSÁVEL PELA TURMA DE TOMBOS

                                 SENHOR JOEL 
                                       MEDIÇÃO DO CAFÉ