quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESTÁDIOS PEQUENOS, PÚBLICO COMPRANDO PACOTES DE TV E MATERIAL ESPORTIVO

Por: dr julio - 12-Dez_12 - 08:29

 
 
 
 
 
 
 
     Este artigo do Ruy Castro é do dia 30 de junho, durante a Eurocopa, e explica um pouco o interesse da Fifa e seus parceiros, que incluem as confederações e federações nacionais autoridades públicas e grandes empresas que envolvem grandes somas de dinheiro no planeta.
 Como diz o José Luiz Gontijo, o “futebol comercial”, onde o que vale é o lucro, o resto é componente e fonte de arrecadação:
Da coluna do Ruy, na Folha de S. Paulo:
* “Futebol boa roupa”
     Uma novidade da Eurocopa é a exposição pela TV dos uniformes dos jogadores, antes do jogo, no vestiário, como que arrumadinhos por uma mãe zelosa para garotinhos a caminho da primeira comunhão. Posso ver os roupeiros se esmerando para que cada camisinha fique simétrica ao calçãozinho, enquanto os craques, de cueca, esperam que as câmeras se aviem e se mandem.
     Como as camisas trazem os nomes dos jogadores, significa que os treinadores divulgaram as escalações com antecedência. O que é normal. Mas, e se um treinador tiver uma arma secreta –um jogador inesperado–, que ele só pretendia revelar a um minuto do jogo, para não dar tempo ao adversário de se precaver? Em nome da TV, isso não será mais possível.
    Quando Hans Henningsen, o “Marinheiro Sueco”,  disse há 20 anos que, para a Fifa, o futuro do futebol estaria na transmissão pela TV e que o jogo no estádio seria um detalhe, não acreditei. Afinal, o que podia superar assistir a uma partida na arquibancada ou na geral, com o calor da massa ao redor? Pois esse futuro chegou.
     Hoje, tanto faz que o público do jogo seja de 5.000 ou de 50 mil pessoas. Para os clubes, a cota da TV, das placas de publicidade e de outras arrecadações laterais são as mesmas. E qual é o problema com os estádios vazios? Afinal, por ordens da Fifa, estádios que comportavam 90 mil ou 120 mil pessoas não têm sido reduzidos à metade, como foi o Maracanã?
    Para ela, o ideal seria que esses torcedores privilegiados fossem uma fina classe média, com carro próprio (e haja vagas de estacionamento ao redor) e boa roupa para passear pelos camarotes, sob a mira das câmeras, como coadjuvantes dos convidados e celebridades. Os pobres, os malvestidos e os desdentados, que faziam a massa da torcida, que fiquem em casa, assistindo pela televisão.

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