STJD, RIO DE JANEIRO – Terminou há pouco o julgamento do recurso do Democrata de Sete Lagoas, no STJD, Rio de Janeiro.
Por maioria de votos, vitória do Democrata, conseguindo vaga no módulo II do campeonato mineiro do próximo ano.
Com isso, a Esportiva Guaxupé, que havia garantido a classificação, perde a vaga.
Caso
Seguindo os critérios de desempate descritos no regulamento do campeonato mineiro da segunda divisão, FMF declarou Minas Futebol Brasil e Esportiva Guaxupé como classificados na fase semifinal. Com isso, essas equipes iniciaram a decisão do título, garantidas no módulo II.
No primeiro jogo em Guaxupé, houve empate em 1×1. O segundo jogo seria em Sete Lagoas, com o Minas jogando com a vantagem do empate, por ter melhor campanha.
No entanto, o Democrata entrou com recurso, reivindicando vaga na final. As alegações apresentadas foram rejeitadas em primeira instância, o que ensejou à FMF a marcação de uma nova data para Minas x Guaxupé.
O Democrata entrou com outro recurso, junto ao STJD, que foi julgado hoje. O time de Sete Lagoas alegava erro de interpretação do regulamento, quanto aos critérios de desempate.
É o artigo 6º da competição.
Veja o artigo:
VI – FORMA DE DESEMPATE AO TÉRMINO DE CADA FASE:
Art. 6º – Ao término dos jogos previstos para cada Fase, se 02 (duas) ou mais associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para se apurar a ordem da classificação, serão obedecidos os critérios da forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate:
a) – maior número de vitórias;
b) – maior saldo de gols;
c) – maior número de gols conquistados;
d) – menor número de gols sofridos;
e)- depois de serem aplicados sucessivamente todos os critérios acima estabelecidos, no caso de somente 02 (duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da Associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto ou:
f) – menor número sofrido de “cartão vermelho”;
g)- menor número sofrido de “cartão Amarelo”.
§ Único – Não sendo possível utilizar os critérios aqui estabelecidos, será adotado o percentual aritmético de aproveitamento (índice técnico).
A FMF interpretou que os critérios de desempate seriam observados apenas com os números da fase em disputa. Democrata entendeu que esses critérios seriam considerados do início do campeonato até a fase em disputa.
O Guaxupé se classificou (na primeira interpretação) pelo ítem “g” – menor número sofrido de cartão amarelo: 6 contra 5.
O Democrata se classificou (dentro de sua interpretação) pelo ítem “a”, maior número de vitórias em toda a competição: 7 contra 5.
E VOCÊ, O QUE ACHA???
Outra pergunta?
A FMF vai encaixar o Democrata de Sete Lagoas no Grupo A (Mamoré, URT, Patrocinense, Uberaba e Uberlândia) ou mudaria uma outra equipe do Grupo B para a chave da região do Alto-Paranaíba/Triângulo???
Há muito tempo não vejo isso em nossas Gerais.
Da coluna do meu amigo Adamar Gomes, no AG esporte em parceria com dr julio
Nenhum comentário:
Postar um comentário