segunda-feira, 18 de novembro de 2019

EDINHO

Por: dr. Julio - 18/11/2019 - 14:54
Depois de circular por cabines de vários estádios e estúdios pelo Brasil afora, Edinho volta ao dia a dia do futebol no Tombense. Confirmado como coordenador do departamento do Carcará, o profissional, que foi um dos zagueiros mais notáveis da década 80, além de treinador e comentarista do Grupo Globo, está de malas prontas para Tombos junto com a família e retorna ao esporte buscando elevar o patamar do Gavião no cenário nacional.
Depois de não ter o contrato renovado para seguir como comentarista, Edinho tomou a decisão de voltar a campo. Para isso, se atualizar foi necessário. O treinador fez o curso e conseguiu a licença A da CBF. Porém coordenar futebol é algo que Edinho já domina (nos anos 2000 passou por Vitória e Athletico) e, até por isso, crê que foi esse o motivo que resultou no convite do clube e da Brazil Soccer.
Edinho terá a missão de coordenar o futebol carcará — Foto: Reprodução/SporTVEdinho terá a missão de coordenar o futebol carcará — Foto: Reprodução/SporTV
O flerte com o Tombense não é recente. Segundo Edinho, já houve convite para que ele assumisse o cargo de técnico em outras oportunidades, mas o momento era diferente. Amigo de Eduardo Uram, que conduz a Brazil Soccer ao lado de Lane Gaviolle, Edinho conta que pediu ao empresário para ajudá-lo na reinserção no mercado, o que, agregado ao conhecimento de Edinho na função, possibilitou o acerto.
– Desta vez, fui ao escritório do Uram, disse que estava voltando e sabia que teria dificuldade de me inserir no contexto. Como acreditamos um no outro, ele viu a importância de criar este cargo, junto com o Lane. Achei muito bacana e fiquei muito contente – destacou.

Edinho explica que sua função não será a de contratar jogadores ou de escalar a equipe. Ele afirma que essas responsabilidades serão, respectivamente, da diretoria e do técnico Eugênio Souza. De acordo com o coordenador de futebol, porém, ele vai participar das discussões, interligando os departamentos e intervindo quando o trem ameaçar sair dos trilhos.
Ele irá trabalhar ao lado de Eugênio Souza e, embora tenha qualificação como técnico, faz questão de deixar claro que, em razão de uma questão ética, será apenas coordenador, descartando qualquer possibilidade de conflito de interesse.
"Eu sou treinador também, está dentro de mim, mas a minha ética me diz que quando você está no cargo você não tem que pensar no outro cargo. No Vitória e no Athletico fui convidado para substituir o treinador e não aceitei. Em outros clubes aceitei, porque uma coisa não interferia na outra".


– Acredito nessa função, menos desgaste para a diretoria, para o presidente. Estarei mais ativo no campo e fora dele. Vou trabalhar de fora para dentro. O clube já funciona bem, tem sua engrenagem. Cheguei para agregar experiência, conhecimento – complementou.


Edinho, que defendeu Fluminense, Flamengo Grêmio e seleção brasileira como jogador, se diz motivado para assumir logo a função no novo clube. O profissional está de malas prontas para Tombos e não vai sozinho. Acompanhado das filhas Maria Eduarda e Luna e da esposa Karin, ele vai morar na cidade mineira e agradece ao apoio da família. Edinho conta que não houve qualquer resistência em deixar o Rio de Janeiro para viver na Zona da Mata mineira.
– Quando treinador, elas nunca foram comigo, porque é uma função de muita instabilidade. Esse cargo é mais estável, embora haja a responsabilidade do trabalho. Mas dessa vez, como a ideia é ficar por um pouco mais de tempo, estamos indo todos. Já vimos apartamento e a escola das minhas filhas. Está tudo certo. Estamos só esperando organizar as coisas no apartamento aqui e terminar o ano escolar delas aqui no Rio de Janeiro para nós partirmos. Estou muito feliz com esse retorno ao dia a dia no futebol e a minha família me apoiou muito – finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário