quinta-feira, 6 de agosto de 2020

FMF cancela final do Trofeu Inconfidência e declara Uberlândia Campeão

Por: Dr. Júlio - 06 de Agosto de 2020 - 11:10
O Cruzeiro abriu mão do título do Trofeu Inconfidência, diante dos problemas enfrentados pelo Uberlândia, com o número de 13 casos de covid-19 em seus atletas.

O jogo decisivo entre Cruzeiro e Uberlândia estava marcado para esta quarta-feira (5), às 19h, no Mineirão. O Cruzeiro, como quinto colocado da primeira fase do Campeonato Mineiro, havia goleado o oitavo Patrocinense por 3×0. Enquanto isso, no Parque do Sabiá, o sexto classificado Uberlândia bateu o oitavo Boa Esporte, por 5×4 na marca do pênalti, após 2×2 no tempo normal, qualificando-se para a decisão do título, em jogo único no Mineirão, nesta quarta, 19h.
Porém pela manhã, diante da situação do Uberlândia, a Federação Mineira de Futebol publicou nota cancelando a partida.
Outra nota foi divulgada nesta tarde, em que a FMF cancela a final do Trofeu Inconfidência de forma definitiva, declarando o Uberlândia como campeão, por sugestão do Cruzeiro, que enviou ofício à Federação abrindo mão de disputar o título.
Na argumentação, a diretoria do Cruzeiro afirma que a decisão se deu “pelo princípio do fair play, por entender que a essência do futebol é promover uma disputa justa entre as equipes, o que deixou de ser possível no atual cenário, e pela preservação da saúde e da vida dos atletas”.
Além disso, não há mais datas disponíveis para que fosse reprogramada a partida. O Cruzeiro estreia no sábado (8) na Série B do Campeonato Brasileiro, enfrentando o Botafogo de Ribeirão Preto, no Mineirão.
Com o acordo feito, a FMF determinou o cancelamento definitivo e declarou o Uberlândia, como campeão do Trofeu Inconfidência 2020. A nota da Federação é assinada pelo presidente Adriano Aro, o vice Castellar Neto, o diretor de competições Leonardo Carvalho Barbosa, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva – TJD, Bruno Dias Cândido, além do Procurador-Geral do TJD/FMF, Gabriel Senra da Cunha Pereira.
Ofício 007/2020 (parte)
“Considerando que, no referido ofício, a equipe do Cruzeiro, em atitude de louvável solidariedade, se dispõe a abrir mão da disputa da partida final válida pelo Troféu Inconfidência, concedendo à equipe do Uberlândia Esporte Clube o título de Campeã do Troféu Inconfidência, desde que não haja nenhuma sanção regulamentar e/ou disciplinar em virtude desta não realização;
Considerando que a não realização da referida partida não trará qualquer prejuízo à Competição; Considerando a obrigação assumida pela FMF de cumprir procedimentos rigorosos com o intuito de obter um maior controle no combate à contaminação causada pelo vírus;
Considerando o compromisso da FMF com a prevenção diante do alto risco de propagação e contaminação em massa, dando prioridade absoluta à integridade física dos jogadores, membros de comissões técnicas, árbitros e demais profissionais envolvidos;
Considerando a excepcionalidade do momento atual que exige a adoção de medidas inéditas e não previstas nos Regulamentos da Competição; Considerando que o Egrégio Tribunal de Justiça Desportiva, bem como sua Procuradoria Geral, cientes da singularidade da situação e a justa causa do pedido, ao serem consultados, concordaram com a solicitação do Cruzeiro Esporte Clube”
Resolve
CANCELAR, definitivamente, a partida entre as equipes do Cruzeiro Esporte Clube x Uberlândia Esporte Clube, válida pela Final do Trofeu Inconfidência, por motivos alheios à vontade de ambas as equipes e, portanto, sem qualquer punição disciplinar e/ou regulamentar.
Declarar a equipe do Uberlândia Esporte Clue como CAMPEàdo Trofeu Inconfidência 2020.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário